Martín Goméz, japonês de nacionalidade, estava inscrito na Terceira Ordem de São Francisco. Seu pai era português, sua mãe japonesa.

Havia dada hospedagem aos missionários cristãos, os quais foram arrastados e condenados à morte, pois as disposições do governo proibiam absolutamente esta atividade; convidado a renegar a sua própria fé recusou energicamente, afirmando que nem a morte poderia separá-lo daquela fé tão profundamente arraigada em seu coração.

Depois da perseguição de 1597 que deu ao Japão o seleto grupo de 23 mártires guiados por São Pedro Bautista, a Igreja pode desfrutar de um período de grande fervor sob o imperador Cubosama e pode difundir-se amplamente.

A obra dos Franciscanos e dos Jesuítas se ampliou com a abertura desta missão também a outras Ordens Religiosas entre elas os Agostinianos e os Dominicanos. A raiva dos bonzos conseguiu, todavia, influenciar com ameaças e enganosos motivos políticos e econômicos no coração do imperador, que em 1614 publicou um edito com o qual proibia a religião das igrejas e condenava à morte a quantos persistissem em sua fé.

Foi um imenso incêndio de fogo e sangue que se abateu sobre a florescente Igreja, que contava então com mais de dois milhões de fiéis. Se ensaiaram suplícios de todo tipo em um espaço de 18 anos, sem respeitar nenhuma idade ou classe social.

Entre estos inúmeros heróis da fé puderam recorrer às atas de uns 205 mártires que foram beatificados por Pio IX em 1867, pertencentes às Ordens de São Domingos, Santo Agostinho e Jesuítas.

À Ordem de São Francisco pertencem 45, dos quais 18  à Primeira Ordem, 15 à Terceira e às demais, familiares e amigos deles.

Em 17 de agosto de 1627 Martín Gómez foi levado ao cárcere da santa colina, donde junto com os outros companheiros foi obrigado a renegar a sua fé, embora todos permaneceram firmes na profissão de sua fé religiosa. Foi decapitado e sua alma coroada pela auréola de martírio para a glória do céu. Foi beatificado entre os outros 205 mártires do Japão em 7 de julho de 1867 por Pio IX.

Fonte: FERRINI, Fr. Giuliano, RAMÍREZ, Fr. José Guillermo. Santos Franciscanos para cada dia: “Todos han nacido en ella”. Assis: Porziuncola, 2000.

#compartilhe