"Nós somos a Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, estamos a serviço da Igreja no Piauí e no Maranhão"

(Hino da Província N. Sra. da Assunção)

A história da Província Nossa Senhora da Assunção, nos Estados do Maranhão e Piauí começou em 1952, com a chegada de quatro frades vindos da Província da Saxônia – Alemanha, para fundar a Missão Franciscana, que  depois recebeu o reforço de mais dez franciscanos.

Em 1964, a Missão foi elevada à condição de Fundação Nossa Senhora da Assunção. Em 1967, tornou-se Custódia e, com 52 frades, passou a ser vice província em 1992. Com 70 frades, tornou-se finalmente Província no dia 8 de dezembro de 2004.

Desde o início de nossa missão nestas terras, estivemos junto aos pobres, nas periferias com os excluídos e, nos anos 80, período em que o Maranhão sofreu com a desapropriação das terras dos pobres lavradores, estivemos ao lado deles, na luta pelo reconhecimento de seus direitos e da dignidade desse povo, por parte das autoridades competentes que naquela época, fechava os olhos diante de tanta exclusão e sofrimento.

 

Em julho de 2014 foi incorporada à Província a Fundação Nossa Senhora das
Graças com sede em Floriano – PI, fundada pela Província Santa Maria delle Grazzie de Benevento – Itália.

Com a Integração outros trabalhos, paróquias, uma rádio, vários conventos, inclusive um eremitério foram incorporados à Província.

Hoje, estamos presentes em 5 dioceses do Maranhão e Piauí em 07 Paróquias e uma Área Pastoral, bem como, outras casas de formação.

Contamos ainda com outros trabalhos de assistência aos menores de nossa sociedade nas áreas de educação, assistência a dependentes químicos, pessoas com necessidades especiais, formação de catequistas e lideranças leigas da Igreja, e espiritualidade junto aos jovens.

#compartilhe