São Paulo, 25 de janeiro de 2023 . Na festa da Conversão de São Paulo, os Ministros provinciais e Custódios continuaram os trabalhos da Assembléia Geral da União das Conferências Franciscanas Latino-americanas (UCLAF) .

Durante a celebração eucarística, Fr. Daniel Alejandro Fleitas Zeni, Ministro Provincial da Província de São Francisco Solano (Argentina) e Presidente da Conferência do Brasil e Cone Sul, destacou como cada Frade menor é enviado a anunciar a boa nova da ressurreição do Senhor, semeando sua mensagem de esperança e vida nas fraternidades e comunidades provinciais. “O conteúdo do anúncio é claro, cura feridas, doenças; o Ressuscitado é vida nova e fonte de alegria”, destacou e continuou: “O que representa Paulo no caminho da evangelização da Ordem hoje e aqui na América Latina? São Paulo levou a mensagem de Jesus até os confins do mundo conhecido. Ele nunca se cansou de pregar, nem mesmo quando estava preso na prisão de Roma. [Palavras de São Paulo] encorajam-nos, Irmãos Menores da América Latina, a continuar anunciando a esperança e o Reino,

500 anos de presença franciscana no México O
P. Flávio Chávez  abriu os trabalhos na Sala San Dámaso falando do Jubileu franciscano no México . Em sua reconstrução do franciscanismo na “Nova Espanha” da época, os primeiros frades franciscanos a chegar foram Frei Pedro Melgarejo e Frei Diego Altamirano, dois capelães militares e não missionários. A primeira missão verdadeiramente estruturada chegou ao México em 13 de maio de 1524  com doze frades liderados por Fray Martín de Valencia , ministro da província franciscana espanhola de San Gabriel, que a pedido do ministro geral da Ordem escolheu cuidadosamente os chamados “doze Apóstolos” para a expedição. 

Para um novo testemunho do nosso tempo, o
P. Francisco Gómez Vargas , Secretário Geral para a Evangelização Missionária da OFM, recordou que o Secretariado recebeu o mandato do Capítulo Geral de 2021 para preparar uma Ratio Evangelizationis para a Ordem, “em sintonia com o ensino do Magistério da Igreja e dos documentos da Ordem, através de um processo fundamental de Conferências e áreas continentais, com base no processo já realizado pela SGME”. 

Formação e estudos
Fr. Darko Tepert , Secretário Geral para a Formação e Estudos, falou em particular da formação inicial na Ordem. “Para treinar, hoje em dia, é muito importante ouvir. Devemos ouvir os candidatos que manifestam o desejo de trilhar o caminho desta vida conosco. Devemos ouvir a sua situação de vida, o clima social, as condições culturais, que no mundo de hoje mudam rapidamente. Escutar implica também estar aberto à mudança”, explicou o frade, acrescentando: “Se nos faltam vocações em algumas áreas, talvez seja porque já não vivemos a nossa identidade”.

Justiça, Paz e Integridade da Criação 
Fr. Daniel Nicolás Rodríguez Blanco , chefe do Escritório Geral de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), explicou que o Escritório de JPIC deve trabalhar para vincular, desenvolver e apoiar projetos de ecologia integral, dando especial atenção à formação de JPIC nos diversos contextos da Ordem. Ele também explicou os próximos compromissos da Ordem, incluindo a participação na JMJ de Lisboa junto com o Movimento Laudato Si’, enquanto pediu à Pontifícia Universidade Antonianum  e aos Centros de Estudos da Ordem que promovam a formação em ecologia integral em diferentes idiomas e colaborando com outros instituições.

Encontre a crônica completa do dia no site da Província da Imaculada Conceição

Do site: ofm.com

#compartilhe