Santo Antônio de Pádua, de Portugal, e por quê não do Brasil também? Um santo tão querido por todos que o conhece, que fez de sua vida uma pregação do Evangelho. E como foi o seu encontro com a Palavra? como ocorreu o encontro dele com Jesus em forma de menino? E o que ele tem a nos dizer sobre este momento sublime de sua vida?

Conhecemos, portanto, várias representações de imagens de Santo Antônio, e muitas delas ele está portando a Palavra e o Menino Jesus. Muitos podem não acreditar que esta cena tenha acontecido, porém, para nós devotos deste homem humilde e tão atento a Palavra, é deveras fácil acreditar que isso aconteceu e além do mais, nos traz uma mensagem linda. Talvez seria somente para acolhermos as crianças assim como Jesus?

A verdade é que quando nos encontramos com uma criança, lembramos logo de sentimentos nobres, sentimentos bons como amor, bondade, respeito, docilidade, sinceridade, honestidade, etc. Assim, quando vemos as imagens de Santo Antônio portando o Menino Jesus e a Palavra, ele quer nos dizer que o encontro dele com o Santo Evangelho não foi algo que veio ao seu encontro com voz de ordem dura e amarga, mas que tocou seu coração qual o carinho sincero de uma criança.

O Evangelho trouxe à vida de Antônio uma alegria assim como as crianças trazem as nossas casas. Qual é a casa que tem crianças que não é uma festa? Pois é, para Antônio a Palavra foi motivo de Alegria porque o mostrou que servir a Jesus através do seu Evangelho poderia ser aquilo que ele queria ter como forma de vida. E foi na Ordem Franciscana que ele encontrou essa forma de vida e serviu até se desgastar totalmente como uma vela se gasta para iluminar.

Enfim, sejamos como Santo Antônio, sejamos pessoas que veem no Evangelho uma Palavra terna e amiga, verdadeira e libertadora, missionária e alegre, doce e gentil qual uma criança e busquemos anunciá-la com entusiasmo, e se preciso for, usemos de palavras.

Frei Willames Nascimento, OFM. 

Fonte: ofmsantoantonio.org

Veja essa reflexão no Youtube: Santo Antônio e o Menino Jesus – O que a imagem nos fala?

#compartilhe