“Dá-me Teu amor e tua graça e isso me basta meu Senhor!” (Fr. Alfredo, OFM)

 

O refrão retirado de uma música de Fr. Alfredo, OFM, traduz em breves palavras, as reflexões do cinco dias de retiro dos frades da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção que aconteceu de 9 a 13 de julho de 2018 no CEFRAM, Bacabal – MA. O pregador do retiro foi D. Alfredo Shäfler, bispo emérito da Diocese de Parnaíba, que com grande sabedoria, jovialidade e espiritualidade, nos conduziu durante esses dias.

Passando por Abraão, São Paulo, São Pedro e os demais apóstolos, pudemos refletir sobre a ação de Deus em nossas vidas e nos conduziu à reflexão sobre nossas próprias ações em relação a Deus. Como dizia São Francisco: “Quem és tu, Senhor, e quem sou eu?”

Na sexta-feira, os freis Cláudio e Jardiel, recém chegados da missão na Prelazia do Xingú, compartilharam com os frades tão bela experiência missionária. Tivemos a graça, também, de acolher em nosso meio, Fr. Johannes Gierse e Fr. Lucas Brägelmann que retornaram de Teresina – PI, e os aniversários de Fr. Adolfo Temme e Fr. Heriberto Rembecki.

O retiro findou com missa solene presidida pelo Ministro Provincial, Fr. Bernardo Brandão, OFM, e concelebrada pelo Visitador Fr. João Carlos Karlin e Fr. Heriberto (aniversariante do dia), bem como pelos diáconos Fr. Jardiel e Fr. Cláudio Silva. Na mesma missa, Fr. Antônio Clécio recebeu o ministério de leitor.

Com o fim do Retiro Provincial, o Visitador inicia seu trabalho de visita canônica, passando em todas as casas da Província, conversando com os frades, além de paróquias e pastorais.

Que nós, renovados espiritualmente, possamos retornar às nossas atividades pastorais cheios do Espírito e da graça de Deus!

Paz e bem!

#compartilhe