Iniciado na ultima segunda-feira (11), o Retiro Anual do Clero foi encerrado nesta sexta-feira (15) com uma plenária, onde foram apresentados os projetos e discutidos os problemas comuns da Arquidiocese.

“Em matéria de recolhimento, de aproveitamento da oração e participação do clero, tanto numérica quanto qualitativa, creio que foi o melhor retiro nesses sete anos que estou aqui”, declara Dom Jacinto Brito, arcebispo metropolitano de Teresina, durante o encerramento do retiro.

O recolhimento aconteceu no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, zona leste de Teresina, e ofereceu momentos de espiritualidade e formação. O retiro teve como orientador o Frei Bernardo Brandão, OFM frade da Ordem dos Frades Menores da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção do Maranhão e Piaui. Atualmente reside em São Luiz – Ma, e coordenação do padre Edvaldo Barbosa, coordenador de liturgia da Arquidiocese.

“Tivemos a participação de mais de cem padres! Um momento de muita graça, um tempo favorável para adoração e reflexão, e o convivo fraterno que sempre o retiro nos proporciona tanto entre os padres como com o nosso pastor”, comenta padre Edvaldo.

Além de uma obrigação canônica, o retiro é uma oportunidade para crescimento espiritual dos presbíteros reforçarem sua unidade. “Se nós devemos ser aqueles que animam a vida cristã, a vida de evangelho no meio do povo, temos que estar imbuídos desse espírito.Com esse retiro tivemos a oportunidade de recarregar as baterias para melhor servir”, finaliza Dom Jacinto.

Por Flalrreta Alves

Site: arquidiocesedeteresina.org.br

#compartilhe