Aconteceu entre os dias 24 de setembro a 04 de outubro de 2021 o tradicional novenário de São Francisco de Assis da Paróquia Franciscana de Lago dos Rodrigues-MA.

Há quem diga que a cidade tem cheiro de Assis nestes dias. É comum ver as ruas a partir das 18:00h tomadas de marronzinhos a peregrinar rumo ao Santuário, com seus hábitos, pés descalços, pratos de velas na cabeça (sim, ainda acontece assim). Demonstrações de fé e gratidão ao santo dos pobres que intercede incessantemente junto a Deus pelo povo que acredita e espera.

Uma espiritualidade presente desde os primeiros povos que ali chegaram e que foi fortalecida com a presença marcante dos pioneiros Franciscanos Alemães que por ali passaram… O povo  Lagorodriguense, agarra-se na religiosidade para suportar as aflições do mundo, engajando-se e doando-se nos trabalhos pastorais que a igreja solicita.

Isso é percebido no cuidado que as famílias tem em apresentar Jesus para seus filhos desde a catequese iniciante. O que ao longo dos anos revela bons resultados, tornando estas crianças, jovens e adultos espiritualizados e comprometidos com a missão.

“A exemplo de São Francisco sejamos promotores da Paz e do Bem,” foi o tema refletido, complementado com o lema “Cristo é a nossa paz, do que era dividido fez unidade,” (Ef 2,14). Mergulhados nesta dinâmica da necessidade mais que urgente em propagar e fazer o bem e ser unidos nestes tempos de banalização do sofrimento humano  principalmente dos mais vulneráveis, a liturgia foi voltada para um olhar mais crítico, reflexivo e direto diante das questões presentes no dia a dia da sociedade.

Situações como: POBREZA X JUSTIÇA SOCIAL; INTOLERÂNCIA X RESPEITO; DESEMPREGO X DIGNIDADE; TRISTEZA X ALEGRIA; DESESPERO X FÉ; PANDEMIA X VACINA/VIDA PARA TODOS; INDIFERENÇA X EMPATIA; CALAMIDADE X CUIDADO; FAKENEWS X VERDADE; ÓDIO X PAZ E BEM. Também foram realidades abordadas e apresentadas no altar da palavra na explanação de cada noite.

Impossível foi conter os fiéis, que após um longo período de isolamento não conseguiram deixar de participar maciçamente a todas as celebrações, mesmo com a opção de acompanhar as transmissões ao vivo pelas redes sociais. A nave e o largo da igreja foram tomados, o espaço precisou de adaptações para que coubesse a infraestrutura de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde e da diocese de Bacabal.  Desafiador, mas foi também lindo e revigorante ver o quanto esta terra simples, de gente simples e acolhedora, esperança, se ajuda, partilha e se reinventa graças a fé fincada nos corações de seu povo.

A paróquia de São Francisco de Assis de Lago dos Rodrigues na pessoa dos frades menores que ali habitam é só gratidão a todos que participaram com suas orações, sugestões, curtidas, compartilhamentos, doações e alegria.

Que as bençãos do céu continuem jorrando por estas terras até a vinda de nosso Senhor.

Viva a São Francisco!!

Viva a Jesus Cristo!!!!!

PASCOM Lago dos Rodrigues

#compartilhe