(As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto – Divulguem entre os colegas a Fonte: www.franciscanosmapi.org.br)

 

Para a formação dos formadores podem servir alguns pensamentos de um livro valioso: Viktor Frankl, psicoterapeuta e fundador da logoterapia, indica o conhecimento central de sua vida e de seu trabalho: O ser humano busca por sentido. Empresários bem sucedidos e dirigentes engajados sabem que, concomitantemente, a alegria no trabalho e o desempenho aumentam quando as pessoas veem um sentido em sua atividade. O sentido do trabalho está fundado em dois pilares. O objetivo do esforço deve parecer conhecido e gratificante para todos. E, em segundo lugar, o sentido do trabalho e da vida resulta dos valores definidos e vividos na empresa. Ambos são definidos no princípio orientador da empresa. Ali consta (deveria constar)

Trabalho e Espiritualidade – Como dar novo sentido à vida profissional – de Anselm Grün e Friederich Assländer – Vozes.

para todos visivelmente: Qual o objetivo do nosso trabalho?

 

O mês de setembro nos faz lembrar logo o livro mais importante do mundo: A BÍBLIA. O Mês da Bíblia começou a ser celebrado pela primeira vez em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Hoje já se espalhou pela América Latina. Cada ano é escolhido um texto para aprofundamento. Em 2018 somos convidados ao estudo e meditação de Sabedoria: 1,1-6,21. Os católicos celebram neste ano o Dia da Bíblia no dia 30 de setembro e os evangélicos o celebram no 2º domingo de dezembro. Neste ano o lema será: “Para que n`Ele nossos povos tenham vida.” – A sabedoria é um Espírito Amigo do Ser Humano.

1-7/9 Semana da Pátria

As eleições em outubro certamente repercutirão na Semana da Pátria deste ano. Se o povo diz que não acha candidatos adequados para neles investir, será que ele se sente na sua Pátria? A nossa atual situação nem convida para a eleição nem anima para uma opção. No entanto não podemos perder a esperança. Só vai encontra-la quem se interessa juntar boas informações.

 

1/9 Dia mundial de oração pelo cuidado da criação.

Podemos juntar a este assunto abrangente o dia da floresta (21/9) e o da árvore (2/9). Se onze estados da África combinaram de plantarem um cinturão de árvores de um lado ao outro do continente africano, numa largura de 15 km, temos um sinal de esperança. Participem da campanha do reflorestamento na nossa região nordestina. A forte onda de calor na Europa despertou ainda mais a sensibilidade para esta temática. Mesmo sendo ainda difícil a organização do reaproveitamento do lixo reciclável, não devemos desistir de dar os nossos pequenos passos. –  Muito sobre higienização a gente aprende em casa e na escola.

 

30/9 Dia de Secretária

Fazer conhecer a variedade dos trabalhos de um/a secretário/a. O que mudou neste campo de trabalho com a eletrônica? Vamos valorizar e colaborar naquilo que cabe a cada um.

25-30/9 Semana do Trânsito

Podemos pedir às prefeituras de criarem uma quadra com sinalização para o trânsito, para que possa servir para o treinamento de alunos. Importante é trabalhar uma boa motivação para obedecer aos sinais do trânsito. Os pedestres pedem aos motoqueiros mais respeito pelas faixas dos pedestres = mais respeito pelos outros participantes do trânsito.

 

TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS AMOR, DE UMA DEUS IRMÃO.

 

Para visualizar em pdf ou imprimir clique aqui.

#compartilhe