(As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto.)

 

 

Mês de agosto: mês vocacional

Alguém chama… alguém responde ou não. Para poder viver isso precisamos da preparação por uma boa educação. Quem chama é alguém que nos fez e nos ama. Ele quer ver-nos felizes. Para isso é necessária uma união de amor com Deus e os outros e com tudo que ele criou. Entre todas as opções precisa dar atenção à pergunta o que quero fazer na minha vida? – e : o que quero ser? Uma ajuda boa pode ser o caderno: “Viver é escolher” de Frei Evaldo e que se encontra já em muitas bibliotecas escolares. Há muitas informações na Internet. Informe-se! Para comprar: no CEFRAM e pelo telefone 99-3621-1420.

 

05/08 – Dia nacional de saúde

A Organização Mundial de Saúde (Órgão internacional) define saúde assim: não estar doente, ter boa convivência com os outros e ter vida espiritual. Sempre devemos tentar melhorar.

 

09/08 – Dia Internacional dos povos indígenas

Comparar a vida dos povos indígenas no Brasil com a dos outros povos no Brasil e pelo mundo, em relação à cultura e outras contribuições para a formação do povo no meio do qual estes indígenas vivem atualmente.

 

12/08 – Dia dos pais – Semana nacional da família.

O que os alunos de minha turma esperam de seus pais? Preparar cartões em homenagem aos pais. Dar atenção ao tema da Semana Nacional da Família; antes das aulas ler versículos que falam da família.

 

13/08 Dia dos encarcerados

Trabalhar a importância da ressocialização dos detentos; verificar se na sua cidade estão fazendo alguma coisa para os detentos sejam reintegrados à sociedade, se tem oportunidades de emprego. Falar com membros da equipe que mentem contato com eles, p. ex.: Pastoral Carcerária. – se tiver.

 

25/08 Dia do Soldado

Pesquisar sobre a importância do exército para o país e trabalhar a valorização da polícia para o nosso dia a dia.

29/08 Dia nacional de combate ao tabagismo

Fazer cartazes sobre proibição do fumo; frases como: O cigarro é um veneno mortal; pare de fumar; alertar sobre doenças ocasionadas pelo uso do cigarro. Estatisticamente comprovado o uso do cigarro é diretamente responsável por:

9 em cada 10 mortes por câncer de pulmão; – 3 em cada 10 mortes por qualquer tipo de câncer;

– 3 em cada 10 mortes por doenças cardiovasculares; – 8 em cada 10 casos de DPOC (doenças pulmonares obstrutiva crônica), como o enfisema pulmonar ou a bronquite crônica; – 1 em cada 2 mortes de fumantes.

Lei 9294/96, regulamentado pelo Decreto 2.018/96, a qual proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumeiros, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente.

 

CONTINUE O REFLORESTAMENTO PARA PODERMOS RESPIRAR UM AR BOM

Para fazer download ou imprimir este documento, clique aqui.

#compartilhe