(As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto.)

01/10 Dia internacional do idoso. Cinco alunos/as podem organizar um grupo de visita aos idosos na sua rua, motivados pelo isolamento e abandono destes idosos. Em rodízio eles possam talvez garantir uma visita por semana.

4/10 São Francisco, Padroeiro da Ecologia. Venerado por todas as denominações cristãs. Na ecologia está sendo muito focalizada a necessidade de acordarmos para a preservação das florestas. Vejam, o que os candidatos a presidente do Brasil têm a dizer sobre a preservação da Amazónia.

9/10 Dia do Atletismo. Que tal, comemorar uma vez este dia com algumas corridas, saltos etc? Promover pequenas disputas entre os alunos de várias escolas.

11/10 Dia da pessoa com deficiência física. Vale a pena integrar-se nas atividades promovidas pela APAE.

12/10 É o dia da criança: focalizamos a falta de uma educação que mostre firmeza e ternura. Assim muitas crianças crescem sem limites e agressivas. Ver a situação na própria escola. As expressões verbais, tantas vezes tão agressivas, podem ser melhoradas, produzindo algum “combinado”. Junto aos pais pode ser refletido; “Paz na família produz paz na escola”.

15/10 Dia do Professor. Focalizamos a necessidade do contato entre professores e as famílias dos alunos. Envolver quatro pares de casais numa conversa sobre um assunto que é do interesse deles com a participação de seus filhos. Analisar a participação de cada um.

24/10 Dia mundial do desenvolvimento / Dia da ONU. O que entendemos hoje por desenvolvimento sustentável? Já estamos vivendo além dos nossos limites. Isso quer dizer: Se todos os homens quisessem viver como vivem os brasileiros no seu conjunto, o planeta terra não aguentaria. Para viver como os europeus seriam necessários dois planetas e meio. E como os da América do Norte – seis planetas. Expressar isso em desenhos.

25/10 Dia da democracia. O que é democracia? Na nossa escola tem? Nossa turma tem um espírito democrático? Como se mostra isso? Há clareza sobre os direitos e deveres? Exemplos de países democráticos e de outros.

27/10 Dia Mundial de oração pela paz. Como surgiu este dia? Pedir que os alunos formulem orações pela paz, as rezem e distribuam

28/10 Dia Nacional da Juventude. O (DNJ) surgiu em 1985, inspirado pelo Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. O tema deste ano: Espaço seguro para os jovens. Quais espaços mais seguros tem perto de nós?

ESPAÇO SEGURO PARA OS JOVENS – VAI VOTAR!

Para baixar ou imprimir clique aqui

#compartilhe