(As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto – Divulguem entre os colegas a Fonte: www. franciscanosmapi.org.br)

1/02 Início do ano letivo: Muito se fala hoje do desafio e da alegria de viver em comunidade. Mas isso não é fácil e tem que ser aprendido. Onde? Na primeira comunidade, a família. Escuta, respeito, tolerância, partilha, perdão, colaboração, paz, justiça, divertimento, …Tudo isso já começa em casa. Uma família que tenta vivenciar estes valores já envia seus filhos bem preparados para a escola, onde a criança vai ter que viver na sua turma um ano inteiro numa comunidade que no outro ano já muda. Vale a pena refletir com os alunos de cada turma este processo de construir esta vida em comunidade. – O início do ano letivo convida também para levar ao consciente momentos significativos das férias. O que sentimos? O que refletimos? O que nos marcou? Queremos lembrar que as diversas denominações religiosas costumam organizar no mesmo ritmo do ano letivo suas catequeses e escolas dominicais. Os professores podem estimular seus alunos a participarem. Isso os faz crescer e amadurecer. Anos atrás um velhinho numa rua de São Luís disse para o Frei Evaldo: “Frei, eu fico observando, e me parece que as pessoas que participam de algo na sua Igreja, se desenvolvem mais.” Bem observado. E uma professora da roda disse: Estive numa escola, onde quase todos os alunos do 8º e do 9º ano estão participando de algo na sua Igreja. O que será destes/as meninos/as? Cidadãos de valor!

2/02 Na Igreja Católica chamamos de religiosos aqueles/as que doaram sua vida a Deus, se consagraram a Deus. Por isso renunciam ao casamento. É a vontade de iniciar já agora a vida no Reino de Deus, vivendo em comunidades (como fraternidades de irmãos ou irmãs, frades ou freiras) a serviço do Reino de Deus naqueles que encontramos, especialmente os mais excluídos. Felizes os que são chamados para esta forma de vida e vivem com fidelidade esta vocação.

12/02 Em 2005 assassinato da Ir. Dorothy. Porque? “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça.” Ela leu esta frase do Sermão da Montanha de Jesus para o assassino na hora da morte.

16/2 Dia do Repórter. Fazer reportagens. Analisar reportagens feitas por outros. Precisamos de um olhar crítico para a realidade em que vivemos e para as informações que nos são apresentadas. Precisamos descobrir caminhos para boas reportagens e partilha-las.

27/02 Dia Nacional do Livro Didático. Importante é a distribuição dos livros, mas igualmente importante é a boa conservação e a devolução organizada. Cada escola tem também um bom livro de ensino religioso que corresponde aos parâmetros nacionais do Ensino Religioso?

Início de março: Campanha da Fraternidade. O tema deste ano: Fraternidade e Políticas Públicas   e o lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça. (Is 1,27). A primeira fase da atuação do novo governo merece uma grande atenção e reflexão para que não sejamos levados a reações indevidas. Aqui em Bacabal vale isso também para a nova administração municipal. No momento está agitando o mundo dos alunos a iniciativa da aluna Greta da Suécia. Quando nossos alunos vão também faltar nas aulas nas 6ª –feiras e sair em marcha pela nossa Casa comum, o planeta terra? Assim se vê que a participação em políticas públicas é um tema muito atual e desafiador.

O artista do cartaz da CF escreve: “Ao abordar este tema, é impossível não falar de educação, saúde, meio ambiente, melhor idade, a vida no campo e na cidade.”

Para baixar o arquivo ou imprimir click aqui.

#compartilhe