(As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto.)

1/12 – Dia Internacional de luta contra Aids

A última notícia sobre este assunto chamou a atenção para o aumento dos casos de aidéticos, de modo especial entre a juventude brasileira. Porque será? Falta continuidade na reflexão de modo especial também nas escolas? Não pode haver trégua nesta luta. Será que é porque muitos confiam que vão poder encontrar um jeito de se curar com algum coquetel de medicamentos? Importante! Não marginalizar os aidéticos. O controle sobre nossa vida sexual tem que ser assumido conscientemente para o nosso bem e o bem dos outros. Participar de manifestações a nível do município.

1/12 – Dia do imigrante

O que será dos migrantes da América Central que estão se aglomerando na fronteira entre México e os EUA? Como os países europeus vão formular leis sobre a migração, apoiadas por todos os membros da EU? Como criar condições de trabalho em cada país, para que não haja mais necessidade de migração. Jovens eleitores, vejam o alcance do voto. Somos todos responsáveis por condições de vida humana digna neste planeta.

2/12 Dia nacional do Samba

Será que sua escola tem condições de criar um samba (texto e música). Seria uma importante contribuição para a cultura local. É uma forma de expressar nossa alegria de viver.

 2/12 – Início do Advento, tempo de preparação para a festa do Natal do Senhor Jesus. Tempo de esperança e de conversão.

5/12 – Dia do voluntariado

Listar serviços voluntários (p. ex.: ler todos os sábados a tarde para outras crianças de um bom livro; ajudar colegas fracos em alguma matéria); Refletir sobre as motivações para o voluntariado; fazer uma entrevista com um/a voluntario/a e analisar as motivações; Fazer um cartaz para estimular pessoas a prestarem serviços voluntários; Escrever um cartão de agradecimento a uma pessoa que presta serviços voluntários.

5/12 – Dia Nacional da Pastoral da Criança

A Pastoral da criança vive do voluntariado. Estudar a história desta Pastoral. Deus fez maravilhas através desta pastoral. Vejam a situação local. Contatar agentes desta pastoral.

8/12 Dia da família

Cantar um canto que fala bem da família; refletir sobre diferentes estruturas familiares; ver o que é fundamental a partir do canto e das experiências dos alunos; Destacar a importância de um compromisso pelo matrimônio. Lembrar os momentos mais felizes na família. O que podemos fazer hoje para amanhã termos uma boa convivência familiar? (procurar crescer no amor a Deus e aos outros porque isso forma nossa personalidade. Pessoas maduras sabem melhor conviver.  Desenhar sua família. Devemos saber lidar com muito respeito com as revelações que se encontrarão em vários desenhos.

10/12 – Dia internacional da Declaração dos Direitos Humanos

Estes direitos tem sua origem em Deus e não na legislação humana; confeccionar uma lista com os principais direitos humanos; direitos das crianças, dos jovens. Onde os direitos estão sendo respeitados? Onde não? Na nossa escola, turma, eles estão sendo vividos? Quais direitos são mais urgentes de serem defendidos por nós? Refletir como direitos e deveres se condicionam mutuamente.

 

Advento: De todas as quatro raças, Jesus forma um só povo: O POVO DE DEUS.

 

Para baixar ou imprimir clique aqui.

#compartilhe