A Celebração solene da Instalação da Diocese do Xingu e posse de Dom Frei João Muniz Alves, OFM, foi realizada na manhã deste sábado, 1 de fevereiro, no Centro de Eventos de Altamira com a presença do Núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, os bispos do regional Norte 2 e muitos fiéis membros da diocese.

Em novembro do ano passado, com a reestruturação eclesiástica do Regional Norte 2, o Papa Francisco elevou a Prelazia do Xingu à categoria de Diocese do Xingu com sede em Altamira-PA e nomeou como primeiro Bispo Diocesano Dom João Muniz.

A Prelazia  do Xingu foi criada em agosto de 1934 por meio da Bula papal “Animarum Bonum Postulat”, que foi confiada à Província Teutônica da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue (CPPS) que a partir de então assumiu a sua missão num vasto território de 368.678,67 km2. Este território foi desmembrado da Arquidiocese de Belém do Pará, da então Prelazia de Santarém e da Prelazia de Santíssima Conceição do Araguaia.

O BRASÃO DA DIOCESE DO XINGU 

MITRA → Poder espiritual e a dignidade episcopal
CRUZ PROCESSIONAL→ O caminho que nos leva a Salvação
BÁCULO→ Símbolo da missão de conduzir todo o rebanho ao Cristo Salvador (contendo um listel com o nome e a data de fundação da Diocese do Xingu.)
CASTANHEIRA → Resistência para o povo da Amazônia → Igreja em saída, resiliente e ousada.
CRUZ MARIANA → A participação da Mãe de Deus no mistério da encarnação do Verbo e no mistério Pascal de Jesus Cristo.
RIO XINGU → Agua cristalina e reluzente, do qual se origina o nome a Diocese. (No campo inferior direito)
COCAR INDÍGENA → a presença significativa dos povos indígenas no território da Diocese.

Fonte: repam.org.br

#compartilhe