Em continuidade à formação missionária que vem sendo oferecida a cada ano no Maranhão e considerando as avaliações feitas com os participantes do último curso, o Conselho Missionário Regional (COMIRE) propõe para 2020 o tema: Missão e o Protagonismo da Mulher na Bíblia.

A mulher está presente em todo o contexto bíblico. Do Antigo ao Novo testamento a figura feminina surge de forma a evidenciar sua atuação. Na história da salvação, inúmeras mulheres se destacam por sua importância, seu simbolismo, protagonismo e missão. Tais figuras como: Miriam, Débora, Judith, Ana, Marta, Maria Madalena, Lídia, Priscila, Maria a mãe de Jesus – que como serva pelo sim a Deus, assumiu sua missão de ser a Mãe do Salvador – nos garantem a veracidade de sua importância.

Apesar deste fato, é sabido que no contexto sociocultural da época a mulher tinha sua importância reduzida. Esta ocorrência agrava-se pelo fato de que a Bíblia é um escrito patriarcal e em seu processo de tradução e reprodução, algumas palavras dão um outro significado à imagem feminina. Cristo, por tanto, foi o responsável pela quebra de paradigmas ao demonstrar uma maior valorização da mulher. Nos seus atos e ensinamentos, Jesus as aceitava como iguais, as valorizava em todas as suas dimensões, as recebia com todos os seus defeitos e principalmente suas virtudes.

Nos dias de hoje, a mulher tem lutado por seu reconhecimento e importância no seio da vida comunitária e da Igreja. Após seu protagonismo ter sido evidenciado no Concílio Vaticano II e um novo tempo apontar no horizonte, seus avanços foram atingidos pela resistência do clericalismo chegando assim a um declínio em muitas dioceses, paroquias e comunidades, nas quais o modelo de Igreja distanciou-se do que propunha o Concílio. O poder da palavra, o controle do sagrado deixa marcas machistas na vida eclesial.

As mulheres têm perdido espaço na presidência, proclamação e partilha da Palavra, da animação das celebrações e reduzido consideravelmente sua atuação de lideranças nas comunidades. Seu protagonismo e missão, no entanto, permanece nas inúmeras celebrações feitas nas casas, nos espaços informais, na catequese, nas celebrações do Ofício Divino das Comunidades, nas celebrações por ocasião da doença, da morte e tantas outras circunstâncias que a vida propõe.

No Curso de Formação Missionária de 2020 faremos um itinerário por um fio feminista. Buscaremos compreender as formas como elas eram vistas pela sociedade do período e como certos aspectos comportamentais permanecem até os dias atuais. O Curso é uma oportunidade para partilha, debate, aprofundamento, avaliação, celebração e encontro de luzes para a vida missionária dessas mulheres em nosso regional.

O Curso de Formação Missionária acontecerá de 16 a 26 de janeiro de 2020 e a assessoria do curso ficará por conta de Marta Bispo, Mestra em Teologia Bíblica, Secretaria Executiva da CNBB Ne. V, Membro do CEBI-MA.

Para mais informações e inscrições on-line clique aqui.

#compartilhe