A Provincia Franciscana Nossa Senhora da Assunção do Maranhão e Piauí comunica com pesar que nosso confrade Frei Frederico Zillner, OFM, foi chamado para junto do Pai nesta manhã, 04 de janeiro de 2023.

 HISTÓRICO DE FREI FREDERICO ZILLNER

Frei Frederico Zillner (Nome Civil: Hans Jurgen Zillner)

Nasceu aos dias 28 de junho de 1941 em Recklinghausen – Alemanha. Seus pais Johann Zillner e Karolina Stuhmer. Teve duas irmãs e um irmão, todos já falecidos.

Como sua cidade estava em situação difícil por conta dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, passou um tempo de sua infância no Sul da Alemanha na Baviera. Retornando em 1947 a sua cidade natal onde começou a Escola Primário. Em 1951 frequentou a Escola Franciscana em Wadersloh – St. Ludwig, onde terminou o estudo em 1960. Entrou na Ordem dos Frades Menores com o noviciado na cidade de Rietberg no dia 27 de abril 1960 após um ano fez a Primeira Profissão. Em seguida partiu para Warendorf para estudar filosofia. Em 1963 foi transferido Münster e fez Profissão Perpétua em 28 de abril de 1964. Aos 24 de maio foi enviado para a missão do Brasil na Celebração Solene presidida pelo provincial Dietmar Westemeyer juntamente com Frei Adolfo, Frei Gedeão e Frei Heriberto.

Dia 04 de junho de 1964 embarcou em Hamburgo num navio cargueiro para Fortaleza-CE. Onde chegou no dia 19 de junho do mesmo ano. Frei Rodrigo que morava Pirirpiri-PI o acolheu no porto com muito espírito de fraternidade. Após terem recebidos da alfandega a bagagem embarcaram para Piripiri, passando por Bacabal e São Luís. Para continuar seus estudos foi encaminhado para Salvador-BA no final de julho para a casa de Teologia da Província Santo Antônio do Brasil.

No dia 17 de dezembro de 1966 foi ordenado sacerdote em Bacabal na Igreja são Francisco das Chagas por Dom Edilberto Dinkelborg, bispo de Oeiras. Em 1967 foi transferido para Piripiri até 1976 como vigário paroquial com destaque no trabalho com a juventude no JAC e na oficina mecânica. 1976 foi para São Luís e nesse período fez o CEFEPAL em Petrópolis-RJ em 1978. De 1980 a 1983 foi para paróquia Santa Teresinha em Bacabal, nesse período ajudava frei Evaldo na formação do postulantado. Foi transferido novamente a Piripiri ficando entre os 1983 a 1995. Em 1984 com a seca no Nordeste ele teve a missão de levar água a quem tem sede com projeto da Perfuratriz cavando

poços. De 1995 a 1998 foi guardião do convento de Bacabal. Com a renúncia de Dom Henrique em 1997, ele foi eleito pelo Colégio dos Consultores Administrador Diocesano da Diocese de Bacabal, cargo que assumiu até a chegada de Dom Belizário em 2000. De 2001 a 2009 residiu em Lago da Pedra como vigário paroquial e Assistente Espiritual do Seminário da Diocese de Bacabal em São Luís. De 2010 a 2012, na mesma fraternidade assumiu como Guardião, vigaria paroquial e continuando com a assistência espiritual dos seminaristas da diocese de Bacabal. Em 2013 foi transferido para o Eremitério retiro São Francisco no Bairro Angelim –Teresina-PI assumindo como vigário da fraternidade, desempenhando também a missão de pregador de retiro e atendimento espiritual até 2015. Em 2016 foi compor a fraternidade São Raimundo Nonato no Bairro Piçarra em Teresina, como jubilário exerceu com muito esmero o ministério de confessor e dava assistências espiritual aos seminaristas da Arquidiocese de Teresina como também a comunidade Shalom e Resed. Em junho de 2022 aos 81 anos Frei Frederico foi encontrado desmaiado no quarto tendo que ser internado no hospital apresentando complicações por conta do Covid, Rins e AVC. Como parte natural do ciclo da vida, no dia 04/01/2023 foi de encontro a irmã morte.

O corpo de Frei Frederico Zillner, OFM está em Teresina-PI e será levado para a cidade de Bacabal. A missa de corpo presente acontecerá nesta quinta-feira (05) na Igreja Matriz São Francisco das Chagas em Bacabal às 7 horas. Logo em seguida, seu corpo será sepultado no cemitério do Convento São Francisco das Chagas.

Louvamos a Deus pelo precioso serviço prestado por Frei Frederico Zillner, OFM. Sua dedicação como Frade Menor inspira a todos nós a seguirmos os passos de São Francisco, como peregrinos neste mundo, na missão, junto aos mais pobres na construção do Reino de justiça e de paz. Que Deus o acolha na Luz Eterna!

#compartilhe