A vida missionária está na origem da vida franciscana. Buscando aprofundar esta temática tão cara ao nosso carisma, os frades de profissão temporária da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção e Custódia Franciscana de São Benedito da Amazônia se reuniram em Santarém no Pará para fazer a experiência proposta no livro do Apocalipse de “voltar ao Primeiro Amor” (Ap 2, 4).

Frei Miguel Kleinhans, OFM da Província Franciscana de Nossa Senhora das Assunção

O Curso aconteceu entre os dias 13 e 25 de janeiro e contou com a assessoria de Frei Rômulo Canto, OFM, Irmã Raimunda Barbosa, FFSCJM, Frei Alvaci Mendes, OFM, Frei Miguel Kleinhans, OFM, Irmã Marlene Betlinski, SFA e Frei Florêncio Almeida, OFM, que buscaram a partir dos Evangelhos, das Fontes Franciscanas e do Documento atual da Ordem (Conselho Plenário da Ordem – CPO em Nairóbi em 2018) apresentar o itinerário e o significado da Missão para nosso carisma.

O encontro deu-se início com um retiro orientado pela Ir. Raimunda, e além das assessorias, contou com a partilha de leigas e confrades da realidade local.

Missão

A reflexão sobre a Missão, começou com Frei Rômulo partilhando o tema a luz do Evangelho. Seguindo, Frei Miguel continuou o estudo a partir das origens do movimento franciscano até os dias atuais. A última temática do curso, partilhada por Frei Alvaci que abordou o conteúdo do último Documento da Ordem “Quem tem ouvidos escute o que o Espírito diz… aos Frades Menores hoje”.

Sínodo da Amazônia

Assessoria de Ir. Marlene, participante do Sínodo da Amazônia

Durante o Curso de Franciscanismo, os frades de profissão temporária fizeram também a experiência de refletir os assuntos discutidos no Sínodo da Amazônia. Ir Marlene, que participou do encontro como auditora, partilhou sua experiência em Roma e sua realidade de missão como Administradora de uma Área Missionária no munícipio de Monte Alegre. Dentro dessa experiência os confrades que atuam em realidades diversas na região, inclusive na Missão Cururu junto aos índios Mundurucu, também partilharam para os participantes a sua atuação. Outro momento marcante foi a roda de conversa realizada pelo Grupo de Defesa da Amazônia, que recebeu mais dois participantes do Sínodo, o Promotor de Justiça e Membro da REPAM Dr. Felício Pontes e o Padre Jesuíta Guilhermo Grisales para conversar sobre os ecos deste importante evento na Igreja.

Partilha

O Frei Francisco José, da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, partilha:

“foi uma experiência única, pude conhecer o norte do Brasil, além de conviver uns dias com os frades daquela região. Pude também experimentar novas culturas, conhecer novas pessoas, além de adquirir muito conhecimento com as formações e a partir de agora é pôr em prática!”

Frei Lauro Matheus, da Custódia Franciscana de São Benedito da Amazônia, ressalta:

“é uma alegria para nós da Amazônia, receber os irmãos vindos da região Nordeste para conhecer uma parte da missão desenvolvida pelos frades franciscanos nesta terra de missão.”

Frei Fábio Souza, da Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção, destaca:

“sendo a minha primeira vez neste curso de franciscanismo, quero destacar os seguintes pontos: primeiramente a interação entre todos os frades, o convívio fraterno, as formações e os momentos de orações. Para mim, o que me encantou neste curso, foi a missão de Monte Alegre junto as comunidades onde os frades trabalham. A experiência de andar de balsa, pela primeira vez, me deu vontade de me abrir ainda mais para a missão franciscana.”

Mais informações

O Curso de Franciscanismo, é realizado em três etapas, abordando assim a história, a espiritualidade e a missão franciscana. Os envolvidos são das entidades vindas da região Norte  e Nordeste do País. Pela primeira vez, a Custódia Franciscana de São Benedito da Amazônia, sediou o curso na etapa de Missão.

Redação: Frei Roberto Alves, OFM
Fotos: Frei Lorrane Clementino, OFM 

De: ofmsantoantonio.org

#compartilhe