“Se Deus me chamou para isso, não tenho compromisso maior do que ser exemplo no meio da comunidade cristã. Eu tenho zelo. É um prestar de contas que eu faço na leveza do coração… E quando nós, frades menores, que já passamos por tudo isso, percebemos em vocês, jovens postulantes as mais nobres motivações, temos vontade de sermos jovens novamente, para começarmos tudo de novo”. Palavras de Frei Antônio Pachêco Ramos, OFM, Ministro Provincial aos três novos postulantes quando presidio a Missa de Abertura do Postulantado Santo Antônio na noite de quarta-feira, 12 de fevereiro, na cidade de Bacabal – MA.

Após o período do Aspirantado – tempo que serviu para que conhecessem mais de perto a Ordem dos Frades Menores, completar o Ensino Médio e aprofundar o amor ao carisma franciscano -, no período do Postulantado, os três jovens, Edmilson Reis da Silva Sousa, João Victor da Silva Salres e Kaike José Delfino Araújo, viverão de oração, trabalho, estudo e vida em fraternidade. Nesta fase da formação inicial, eles deveram ser conduzidos ao conhecimento de si mesmos e ajudados na análise das causas mais profundas da própria vocação. É o momento de preparação para próxima etapa na formação que é o Noviciado.

A Celebração iniciou às 19h30, na capela do Postulantado. Ela foi concelebrada por Fr. Cristóvão Jackson dos Santos Melo, OFM, (Mestre de Postulantes), Fr. Gilberto Magno da Cruz, OFM, (Vice-Mestre e Animador Vocacional da província) e Fr. Jardiel Souza da Silva, OFM, (Vigário da Paróquia São Francisco das Chagas). Estiveram presentes também confrades, Ir. Marinalva da congregação das Irmãs Franciscanas de N. Sra. dos Anjos, Benfeitores das Vocações Franciscanas e membros fiéis leigos da comunidade Santo Antônio da paróquia Sant’Ana e São Joaquim.

Frei Antônio Pachêco iniciou sua homilia, refletindo sobre a 1ª leitura da liturgia do dia que está em 1 Reis (10, 1-10) e versou sobre a sabedoria, a justiça e a equidade de Salomão, valores estes que, também, todos nós devemos almejar pela graça de Deus. Ao direcionar suas palavras aos postulantes, orientava que o tempo da formação inicial é o tempo propício para o “enamoramento, tempo de conhecimento e discernimento, como na vida matrimonial”.  É o tempo de preparação para fazer o verdadeiro discernimento: “É isso mesmo que eu quero? Pois São Francisco perguntava sempre a Deus: o que queres que eu faça?”. O Ministro Provincial lembrou então de Maria Santíssima e sua resposta a Deus a missão a ela designada. “Naquilo que paira uma certa dúvida sabemos que Deus está cuidando disso, e isso me dá coragem de ir adiante e dizer sim. Aquilo que não entendo entrego a Ti, Senhor. Mas é isso que eu quero. Eis aqui o teu servo, faça em mim segundo a Tua Palavra”, concluiu o provincial.

No rito final da Santa Celebração, os jovens, agora postulantes, se dirigiram com reverencia ao altar e diante da comunidade receberam das mãos de Fr. Pachêco o Tau de São Francisco, que Frei Pacheco tinha trazido recentemente de Assis, o abraço fraterno e em seguida a benção.

Logo após a Santa Missa foi servido um delicioso jantar oferecido por membros da Comunidade Santo Antônio e Benfeitores das Vocações Franciscanas.

Rezemos a Deus por Edimilson, João Victor e Kaike, para que Ele os ilumine, abençoe e os conduza por este caminho de formação. Paz e bem!

Confira mais fotos clicando aqui.

#compartilhe