Por: Fr. John Herbeth Marinho Cantanhede, OFM

Aconteceu em na cidade de Parnaíba – PI, no Convento São Sebastião dos Frades Menores Capuchinhos, no período de 27-29 de Abril de 2018, mais uma edição do Juninter – PI. O encontro foi assessorado por nosso confrade, Fr. Gilberto Magno da Cruz que falou sobre “O Serviço da Autoridade e a Obediência” a partir do documento de mesmo nome da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O tema abordado nos levou a questionar sobre a Consagração e a vontade de Deus: como nós nos colocamos sob a vontade de Deus e permitimos que Ele aja em nós com o Seu querer revelado através de Jesus Cristo e ao ouvir/ler as Sagradas Escrituras; A Autoridade exercita o incentivo do crescimento do outro e ajuda-o a perseverar nesse caminho, precisa também manter viva a chama do carisma da congregação, e de infundir esperança e coragem em meio às dificuldades.

A Autoridade, representa a própria vontade de Deus e por isso, devemos saber lidar com ela, ouvir, e obedecer. Ao mesmo tempo em que ela deve estar à disposição para servir, ser o último entre os últimos, sempre com o coração misericordioso e disposto a se doar para manter o equilíbrio da fraternidade.

Assistimos ao filme: Uma cruz à beira do abismo sobre a Vida Religiosa pré-Conciliar e pudemos fazer comparações e discussões sobre a VR atualmente, bem como, sobre o serviço da autoridade nos Institutos Religiosos.

A novidade deste encontro foi a eleição da nova coordenação do Juninter que já ficará responsável pela preparação do próximo encontro no mês de Novembro de 2018.

Como nem tudo é só formação, tivemos o nosso momento de lazer na Praia de Atalaia em Luís Corrêa. No domingo retornamos às nossas fraternidades após o almoço com os Espíritos enlevados e com a certeza de que o voto de Obediência é uma resposta diária às propostas que Deus apresenta às nossas vidas.

Que São Francisco e Santa Clara nos inspirem no serviço da Minoridade e da Obediência. Paz e bem!

Veja mais fotos:

[FAG id=1477]

#compartilhe