Por: Cristiane e Maria do Carmo – Pastoral Vocacional da Igreja Nossa Senhora dos Remédios – Piripiri – PI

“Não foi vós, fui eu que vos escolhi” Jo15,16

 

Papa Francisco nos diz que a vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno. Com o anseio de contribuir com o discernimento vocacional de nossos jovens, seja para a vida matrimonial, sacerdotal, consagrada ou leiga, é que a a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios promoveu o II Tarjofran– Tarde de Animação Jovem Franciscana. O Encontro aconteceu na tarde do dia 04 de agosto, no Centro Paroquial São Francisco, com a participação de cerca de 100 jovens. O encontro, organizado pela Pastoral Vocacional da P.N.S.R., contou com o apoio do Pároco Frei Fernandes Barros e do grupo dos benfeitores de Piripiri.

Inicialmente tivemos um belíssimo momento de oração onde refletimos o nosso papel como cristão na sociedade sendo sal e luz no mundo(Mt. 5,12-16). Encerrando a oração tivemos a encenação do chamado de São Francisco diante da cruz de São Damião. Frei Jardiel, de forma dinâmica e sempre muito descontraída, conduziu este encontro que teve também a participação de Frei Fernandes, no momento do encerramento, com a adoração ao Santíssimo Sacramento.

A reflexão inicial da tarde, “Todos temos uma vocação: Qual é a sua?”, suscitou nos jovens algumas indagações: “O que é vocação?”; “ Como acolher o chamado de Deus?”; “Como discernir o carisma que Deus me deu?”;”De que modo está sendo minha resposta?”; “ De que modo posso realizar esse chamado?”. Tendo como fio condutor o trecho da carta de São Paulo aos Efésios ( Ef. 1,3-14), Frei Jardiel foi conduzindo os jovens à reflexão do discernimento vocacional. Em seguida foi colocado,de modo bem didático e explicativo, com base nos documentos de nossa Igreja, todos os chamados para a missão: laicato, ministros ordenados, matrimônio e vida religiosa consagrada.

O II TARJOFRAN proporcionou à juventude de Piripiri-Pi um novo despertar para a importância do discernimento vocacional.

 

Confira fotos do Encontro!

[FAG id=1992]

#compartilhe