“Louvado sejas meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal”

(São Francisco de Assis)

Frei Evaldo Dimon (Nome Religioso), Ewald Antonius Dimon (Nome civil), religioso, sacerdote da Ordem dos Frades Menores da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, nasceu no dia 18 de outubro de 1941, em Altenberg, Alemanha Filho de Wienold Dimon a Anna Maria Antonia Dimon. Entrou na Ordem dos Frades Menores no dia 25 de abril de 1963; fez os Primeiros votos no dia 25 de abril de 1964 e a Profissão Perpétua dia 26 de abril de 1967. Chegou ao Brasil no dia 14 do junho de 1967. Frei Evaldo partiu no navio cargueiro de Bremen no dia 27 de maio e desembarcou em São Luís-MA. Começou os estudos de filosofia e teologia na Universidade de Münster e continuou os estudos aqui no Brasil. Estudou teologia com os frades de Minas Gerais em Divinópolis e, depois de um meio ano, foi transferido os estudos para Belo Horizonte, para um instituto interdiocesano,  morando em Betim.

Frei Evaldo, com mais dois frades, receberam a ordenação diaconal na capelinha da paróquia dos frades em Betim-MG, no dia 20/12/1969. Foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Pascásio Rettler, Bispo da Diocese de  Bacabal-MA, aos 2 de dezembro de 1969. Foi a primeira ordenação presidida por Dom Pascásio na Catedral de Santa Terezinha. Celebrou sua primeira missa na Paróquia São Francisco das Chagas, em Bacabal-MA. Dois anos depois, estando de férias, celebrou a primeira missa em sua terra natal, Altenberg na Alemanha.

De janeiro de 1970 até o mês de outubro ele ajudou na paróquia de N. Sra. dos Remédios em Piripiri-PI. De lá foi transferido para Vitorino Freire-MA e em 1972. Foi transferido para Bacabal-MA, para ajudar ao Frei Solano no Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, trabalhando inicialmente como professor, sobretudo do Ensino Religioso, depois Vice diretor e Diretor da entidade de ensino. Continuou sempre colaborando nas paróquias, de modo especial na Paróquia São Francisco das Chagas, sendo Frei Heriberto o pároco. Na Pastoral da Educação, que iniciou em 1984, ele viu uma oportunidade especial  de investir na evangelização da juventude e dos educadores.

Durante dezoito anos Fr. Evaldo acompanhou os jovens vocacionados, trabalhou na pastoral vocacional da Província em cooperação com as Irmãs de N. Sra. dos Anjos e as Irmãs Catequistas. Em previsão da Tarefa de ser diretor do CONASA, Frei Evaldo fez nas férias a validação do seu Curso de Filosofia na Universidade Católica no Recife. Foi conselheiro da custódia de 1973 a 1976 e de 1976 a 1979. Em 1978 os frades iniciaram o postulantado e Frei Evaldo ficou com a missão de formador desta nova etapa da formação inicial. Junto com outros frades cuidou disso até 1995, quando foi transferido para São Luís, assumindo a função de pároco na Paróquia de N. Sr. da Glória e São Judas Tadeu. Depois de 6 anos voltou de lá para Bacabal como Pároco da Paróquia São Francisco das Chagas em Bacabal-MA, indo na mesma função para Piripiri-PI e Lago da Pedra-MA.

Seu sonho era avançar na formação básica para todos os ministros não-ordenados, projeto, que no fim foi abraçado por D. Armando, Bispo da Diocese de Bacabal-MA. Na pastoral paroquial tentou trabalhar com grupos de caritas e setores de rua. Tentou contribuir para melhorar as condições de vida do povo com grupos de participação em políticas públicas, atendendo a uma orientação da Igreja. 

De Lago da Pedra voltou novamente a Bacabal para servir no Economato da Província, no período de 2013 a 2015. De 2016 até início de 2019 ficou auxiliando com trabalhos no economato, como vice ecônomo.

Nos últimos anos sua saúde foi ficando fragilizada, o peso da idade e dos trabalhos pastorais, estavam sendo sentido em seu corpo. Na busca de um tratamento médico, viajou para Alemanha. No entanto, se agravava mais seu quadro de saúde. Com problemas no pulmão e o coração cada dia mais fraco, Frei Evaldo, fez sua Páscoa no dia 23/11/2020, em Dortmund na Alemanha.

  A Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, é profundamente agradecida pelo grande testemunho de frade menor, deixado por Frei Evaldo. Agradecemos também a Frei Agostinho e a Fraternidade de Dortmund, que nos últimos anos, deram testemunho de cuidado fraterno ao nosso irmão.

Nossos sentimentos aos confrades, familiares e pessoas amigas. Paz e Bem!

O sistema de comunicação TV Rede Vida de Bacabal-MA havia preparado um documentário pela ocacião dos seus 50 anos de chegada ao Brasil.

#compartilhe