Neste domingo, 31 de março, a Igreja de Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu acolheu centenas de fiéis para participarem de Missa Solene da Ordenação Diaconal de Fr. Antônio Clécio Nascimento Batista, OFM, pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de São Luís Dom José Belisário da Silva, OFM.

A Missa Solene foi concelebrada pelo Ministro Provincial Fr. Antônio Pacheco Ramos, OFM, pelo pároco Fr. Bernardo Brandão, OFM, pelos confrades presbíteros e diáconos que vieram de diversas localidades para prestigiar sua ordenação. Fizeram-se presentes também coirmãos e coirmãs religiosos e religiosas, seu pai Francisco das Chagas, sua mãe Luzia Pinto do Nascimento, familiares, paroquianos, formadores, confrades, postulantes, benfeitores das vocações franciscanas, amigos e conterrâneos da cidade de Lago da Pedra do Maranhão.

O Evangelho proclamado foi o do “filho prodigo e o pai misericordioso”. Dom Belisário, emocionado, fez belíssima homilia e teceu palavras de incentivo a frei Clécio.

Ao final da Celebração o já Diácono Fr. Antônio Clécio sublinhou palavras de agradecimento, fazendo questão de relembrar o papel fundamental de cada um que o ajudou em sua jornada vocacional e finalizou com a frase: “jovens, conhecer não te compromete, aceitar te realiza. Esse é o convite que deixo para os jovens que querem seguir a Cristo. Renuncie a si mesmo e tome a sua cruz.”

O diaconato é o 1º Grau da Ordem, representa o Cristo Servo. Sobre os diáconos o Catecismo da Igreja Católica fala:

§1571 “Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal (“caráter”) que ninguém pode apagar e que os configura a Cristo, que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.”

Confira mais fotos clicando aqui.

#compartilhe