• Uma campanha global do carisma franciscano.
  • Franciscanos e franciscanos realizam um ano de celebrações e atividades que promovem e vivem os valores da Encíclica Laudato Si’.
  • Declarar grata comunhão com o Papa Francisco e sua recente chamada “Ano especial de aniversário de Laudato Si'”

De 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021, a Família Franciscana se unirá em uma campanha global para celebrar e implementar a encíclica Laudato Si do Papa Francisco.

A ideia surgiu durante o Conselho Internacional de Justiça, Paz e Integridade da Criação, realizado em 2019 em Jerusalém, onde os irmãos franciscanos decidiram organizar uma campanha global junto com todos os admiradores de São Francisco de Assis, “exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade.”(LS.10). Assim nasceu a Revolução Laudato Si, que tem quase 45 instituições colaboradoras.

A Revolução Laudato Si’ é uma campanha global cujo objetivo é animar e promover a conversão da ecologia integral, ou seja, uma ecologia ambiental, econômica e social. As dimensões humanas e social estão ao centro da nossa campanha, por isso desejamos que os valores da justiça social e ambiental, o cuidado e o respeito da criação e a solidariedade intergeracional sejam parte da nossa vida cotidiana.

A crise da saúde causada pela pandemia do COVID-19 chegou para nos lembrar de nossa fragilidade e nossos limites. Com dor, vimos a morte de tantas pessoas, ninguém foi deixado de fora, nem foi libertado desta emergência internacional, por isso é verdade que tudo está intimamente relacionado. Apesar da incerteza, não perdemos a esperança.

Nas palavras do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), Michael Perry, “este não é um tempo para nós nos fecharmos, Laudato Si’ nos convida a não nos fecharmos sobre nós mesmos, a encíclica nos anima a estender, a abrir os nossos braços para abraçar os outros, ela nos convida a reconhecer que tudo está interligado, o grito do pobres é o nosso grito, o grito do planeta é o nosso grito.”

Hoje, mais do que nunca, temos a oportunidade de pensar em um novo mundo possível. Nesse contexto, acreditamos que os ensinamentos da Encíclica Laudato Si ‘podem oferecer uma estrutura mais humana e fraterna para pensar em um desenvolvimento integral e mais justo para toda a humanidade.

Portanto, fr. Michael Perry convida para participar de uma revolução, “não uma revolução no sentido político, mas uma revolução espiritual. Uma conversão da mente e do coração que nos aproxima da realidade da vida”.

Juntamente com os eventos a serem realizados em todo o mundo, a iniciativa apresenta uma série de recursos para liturgia, reflexão e formação.

Toda a informação em www.laudatosirevolution.org

Fonte: ofm.org

#compartilhe