–  01/10 – Dia Internacional da terceira Idade- Usando a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), a musicoterapia ajuda na restauração do equilíbrio físico, psicológico e espiritual dos idosos, sendo uma ferramenta importante para aumentar seu bem-estar e melhorar sua saúde. Ela pode ser feita só com um musicoterapeuta ou com uma equipe de saúde multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, fisioterapeutas.

Oficinas de culinária: Aprender novas habilidades é sempre bom. Nas oficinas de culinária, os idosos exercitam a memória e atenção fazendo pratos que gostam e que podem ser consumidos por eles mesmos. Quando feitas em grupos, elas também estimulam a criação de novos laços afetivos, muito benéficos para a saúde emocional dos idosos.

Dança: Dançar é uma atividade que une diversão, exercícios físicos e interação com outras pessoas. Através da dança, os idosos podem formar grupos de amigos, garantindo o benefício das relações afetivas, além de serem capazes de manter a saúde do corpo. Pesquisa sobre a pessoa idosa, a contribuição da pessoa idosa, fazer um debate para contar suas experiências de vida.

– Dia Internacional da música, descobrir os talentos da escola, promover festival de música, por exemplo poesia, paródia, além da valorização dos cantores da terra.

– 02/10/ – Dia Internacional da não violência – promover momento de interação social, momento diálogo na escola sobre a não violência, promover debate, pesquisa sobre as causas da do aumento da violência.

– 04/10 – Dia da natureza – refletir sobre o momento a atual das mudanças climáticas e do desmatamento e queimadas em todas região brasileira. Pesquisar o que o governo propõem sobre as queimadas criminosas, e a proposta para os pequenos produtores.

12/10 – Dia Nacional da criança, promover momento de leitura, promover cantinho de leitura, dramatizações, momento lúdico com lazer para todos, gincana da leitura.

15/10 – Dia do professor, palestra informal sobre a valorização do professor, promover momento de homenagens ao mestre com celebrações de agradecimentos. Até hoje, a data ainda é usada para homenagear os responsáveis pela educação brasileira, desde os docentes da educação infantil, até os do ensino superior universitário. A profissão é uma das mais importantes, e nobres, de todo o mundo, já que é base para todas as outras.

 – Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945. No Brasil, uma alimentação de qualidade é um direito de todos, sendo assegurada por lei. Segundo a lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, art. 2º,   Alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.”

-17 /10 – Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças simplesmente desapareceram da nossa história e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação.

→ O que são vacinas? As vacinas são agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, tais como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos. Esses produtos são ingeridos ou injetados no corpo para que o nosso organismo produza anticorpos contra os agentes que compõem a vacina (imunização ativa).

– 26/10 Dia da Criação da Cruz Vermelha. A Criação da Cruz Vermelha ocorreu em 1863 e teve como principal articulador Jean Henri Dunant. Pesquisar a origem da Cruz Vermelha e sua importância para a sociedade.

– 29/10 – Dia Nacional do Livro – homenagem à Biblioteca Nacional, fundada no Brasil em 1810 pela coroa portuguesa. Pesquisar a importância da Biblioteca pública para a sociedade.

#compartilhe