02/O4- Dia mundial da Conscientização do Autismo: Como se manifesta? Como as pessoas devem agir diante desta síndrome?

02/04- Dia Internacional do livro Infantil: Que a criança leve livros para ser lido uns para o outros, confeccionar livros, descobrir talentos de escritores na escola. Criar momentos de leitura e incentivar as crianças a ler. Escrever um livro em mutirão, cada criança escreve um capitulo de uma história criada pelos alunos, e fazer o livro circular entre os pais dos alunos.

05/04- Dia das Telecomunicações: Como usar os meios de comunicações, refletir sobre a importância dos meios de comunicações e usar com responsabilidade.

07/04- Dia Mundial da Saúde: refletir sobre a obesidade: causas e efeitos e como combater, mudar os hábitos alimentares, evitar açúcar. Participar de campanhas pela doação de sangue, doar sangue é doar vida e aumenta nossa própria saúde. Em média doadores de sangue vivem mais.

08/04 – Dia Mundial do Combate ao Câncer: Os meios de comunicação nos informam constantemente que há uma conexão entre alimentação não aconselhável e câncer, ausência de doença é a boa convivência e vida Espiritual ativa.

13/04- Dia do Hino Nacional Brasileiro: Treinar cantar bem o hino, refletir o texto e comparar com a realidade vivida pelo povo hoje.

15/04- Dia do Desenhista: hoje esta profissão desperta mais interesse pelo nome Inglês designer. Estimular os alunos a projetar um carro elétrico apresentando o conjunto das baterias e o motor.

17/04- Aniversário da cidade de Bacabal: cada cidade tem sua data de aniversário, lembrar a confecção do livro infantil, por que não elaborar  este dia o livro em homenagem a cidade e fazer um momento de autógrafo e simbolicamente entregar um para a Câmara dos vereadores.

19/04- Dia do Índio: uma reflexão sobre a decisão do governo que juntou os Ministérios pode dar uma atenção especial às últimas decisões do governo em liberar a exploração de minérios nas áreas de reservas da Amazônia, onde muitas vezes não será destruída somente a floresta, mas também será uma violência contra os povos indígenas. Será se não tem como conciliar as coisas? As leis de proteção aos povos indígenas do Brasil estão sendo aplicadas? Como são tratadas as infrações? O respeito pelos indígenas com suas culturas diferentes vem aumentando ou diminuindo? Quais os sinais disso? Aproveitar para conhecer nomes de algumas tribos indígenas existentes.

21/04- Dia Tiradentes, vamos lembrar assuntos como: independência, imposto, pagar a quem? O que é feito deste dinheiro? O desviado vai ser devolvido?

21/04- dia da Floresta: devemos estimular o reflorestamento, estimular a coleta de sementes de árvores de madeira de lei para troca-las por outras e divulgar o plantio de árvores em dias de aniversários, casamentos, formaturas. as árvores são responsáveis para a produção do oxigênio que as florestas são os pulmão do mundo.

22/04- Dia do Descobrimento do Brasil: refletir o Brasil foi descoberto? Ou invadido? Eis a questão para debate.

28/04- Dia da Educação: Quem educa? Será que tem algum projeto? Este foi aprovado por quem? O educando é também perguntado? Nós focalizamos neste ano de modo especial a educação para o diálogo. Dividir a turma em grupos, cada grupo pode escolher um tema que gostaria de refletir.

        “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)

.”Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (Paulo Freire)

 “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!” (Paulo Freire)

#compartilhe