Aconteceu no domingo, dia 16 do mês corrente a oficialização da criação da Paróquia São Francisco de Assis e instalação do Convento Santa Clara. Dia de Júbilo para a comunidade Católica de Lago dos Rodrigues – MA.

A solenidade foi presidida por Dom Armando Martín Gutiérrez, FAM, bispo da Diocese de Bacabal e concelebrada pelo Ministro Provincial Fr. Antônio Pachêco Ramos, OFM, por Fr. Fernandes Henrique, OFM, Fr. Adolfo Temme, OFM, Fr. Antônio Clécio, OFM, Fr. Antônio de Melo, OFM, Fr. Carlos Magno, OFM, Fr. Clécio Pires, OFM, Fr. Cristóvão Jackson, OFM, Fr. Francisco Cláudio, OFM, Fr. Gilberto Magno, OFM, Fr. Heriberto Hembecki, OFM, Fr. José Patriarca, OFM, Fr. Marcos Antônio, OFM, Pe. Johon Sidney, Pe. Ribamar Cardoso, Pe. Edmar Lessa, Diác. Antônio de Jesus e Diác. José Holando. 

Na assembleia, religiosos e religiosas de Vida Consagrada, Benfeitores das Vocações Franciscanas, paroquianos, uma multidão de fiéis que vieram de diversos lugares, de comunidades e paróquias vizinhas lotaram a Nave da Igreja ao ponto de se acomodarem também do lado de fora. No pátio foi providenciado um telão que transmitia em tempo real a belíssima Celebração. Partilhávamos de um sonho que já era sonhado pelos primeiros missionários que pisaram este chão. Testemunhávamos a concretização deste sonho e um espírito de imensa alegria atingia a todos.

Após lido um breve histórico, o chanceler Pe. Johon Sidney proclamou o decreto de criação da paróquia e a missa transcorreu com os ritos litúrgicos. Mas antes, Fr. Fernandes Henrique, OFM, proferiu o juramento de fidelidade de Administrador Paroquial.

Dom Armando destacou em sua homilia a importância do compromisso de cada paroquiano, do elo de comunicação entre matriz e comunidades, fazendo cada um o que lhe compete com zelo e decência para o bom andamento dos trabalhos pastorais. Após a homilia, Renovação das Promessas Sacerdotais e Profissão de Fé do novo Administrador Paroquial, Fr. Fernandes Henrique recebeu das mãos do Bispo os símbolos que serão instrumentos e alimento para sua missão: a chave do Sacrário, Santos Óleos, Estola roxa e o Livro Tombo. Passado o Rito da Comunhão e leitura da ata, o Conselho Comunitário fez uma breve e emocionante acolhida aos três frades que acompanharão a nova paróquia, Fr. Carlos Magno de Souza Santos, OFM, Fr. Francisco Cláudio da Silva, OFM e Fr. Fernandes Henrique de Moraes Barros, OFM, que foram acolhidos também com uma demorada salva de palmas pela assembleia.

Ao término da solenidade, Frei Fernandes teceu palavras de gratidão e otimismo a todos os paroquianos, falou da satisfação em ver uma construção erguida em tempo tão hábil, sem que precisasse parar um só dia, referindo-se ao Convento Santa Clara que foi construído exclusivamente com a doações dos fiéis. Agradeceu também aos irmãos da Paróquia São José de Lago da Pedra que abraçaram a causa e não mediram esforços para que tudo transcorresse de acordo com a vontade de Deus. Encerrou suas palavras com a frase que ele mesmo fez questão de repetir durante todo o tempo de campanhas e eventos de arrecadação de fundos para a obra: “sonho que se sonha só é apenas sonho, sonho que se sonha junto é o começo da realidade”.

Antes da benção final o Ministro Provincial Frei Antônio Pachêco Ramos, OFM, também deixou suas palavras de contentamento em ver uma comunidade que ele trabalhou a 26 anos atrás receber tamanha graça. Falou do amor do povo a São Francisco, do fervor religioso, da grande festa dedicada ao santo durante o novenário que atrai multidões todos os anos. Recordou a época em que fez missão em Lago dos Rodrigues enquanto Vigário da Paróquia São José, enfatizando a característica batalhadora e persistente do povo, relembrando que sempre ouviu: “queremos frades morando aqui, queremos a presença franciscana em nosso meio”, pois como é sabido, os fiéis lago-rodriguenses sempre acolheram com muito carinho todos os franciscanos e religiosos que trabalharam ou visitaram a comunidade. Disse estar feliz em saber que os frades serão bem cuidados e encerrou sua fala pedindo oração para os frades e pelas vocações, falou também do seu anseio de que esta paróquia seja um berço de vocações.

Logo em seguida o místico e querido Frei Adolfo, que é aclamado pela população do lugar, cantou uma bela canção de sua autoria, composta especialmente para a ocasião emocionando ainda mais a todos e todas. 

Ao final da celebração Dom Armando pediu que a assembleia estendesse as mãos sobre os três sacerdotes e invocou a Benção de São Francisco. O canto entoado ao som das vozes estridentes do belíssimo coral e de todos os fiéis foi o hino dos Romeiros de São Francisco de autoria do Sr. Vicente Cosme (em memória).

Um dia singular que ficará para a história de Lago dos Rodrigues. Agora inicia uma nova missão um novo caminhar, somos paroquia. Que São Francisco nos conduza e Santa Clara ilumine, que eles nos ensinem a vivermos com alegria e comunhão para que este testemunho de fé possa atrair novos fiéis para a messe do Senhor.

Obrigado Senhor por tão grande dom!

HISTÓRICO DAPARÓQUIASÃO FRANCISCO DE ASSIS / LAGO DOS RODRIGUES-MA

A população de Lago dos Rodrigues sempre foi motivada por grande fervor religioso, como comprova o significativo número de fiéis em todos os eventos de fé cristã, essa religiosidade se constitui numa característica marcante da cidade, pois consta em seus registros históricos, que a edificação da primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, foi por volta de 1918. E a primeira missa celebrada em 1939.

Em 1947 iniciou-se o festejo dedicado a Nossa Senhora da Imaculada Conceição a primeira padroeira do munícipio.

Na década de 60, com o crescimento da população e do número de fiéis, foi construída a primeira igreja, dedicada agora a São Francisco de Assis, que foi acolhido pela fé católica local, ao lado de Nossa Senhora da Conceição, definitivamente, como o Santo Padroeiro de Lago dos Rodrigues.

A pequena manifestação de veneração a São Francisco foi ganhando força com o passar dos anos, atraindo cada vez mais romeiros, que vêm agradecer as dádivas divinas do amor de Jesus Cristo, intercedidas pela figura célebre e santa do peregrino de Assis. O festejo acontece todos os anos de 24 de setembro a 04 de outubro, quando se encerra com jubilosa procissão luminosa e com a condução da imagem do santo pelas principais ruas da cidade.

Para acomodar a população sempre crescente de devotos, a comunidade resolveu construir uma Igreja maior, localizada sobre um imponente morro, de onde se avista todo o centro da cidade sob a orientação do incansável e corajoso Frei José Schliiter em 1970, que posteriormente no inicio dos anos 90 foi ampliada, coma orientação frei Adolfo Temmer, e recebeu bela e moderna feição arquitetônica. 

Chega em Lago dos Rodrigues as irmãs da adoração Perpetua que muito contribuíram na evangelização deste povo, Irmã Kátia, Irmã Maria Faquinha e Irmã Jane, anos depois, Irmã Gorete, irmã Josi, Irmã Neves e irmã Francisca e por últimos já nos anos 90 Irmã Francinete, Irmã Maria José e irmã Hildener, a casa recebeu nessa época uma turma de postulantes que viveram aqui até os anos noventa.

Vale ressaltar também os leigos pioneiros que contribuíram de forma mais ativa na construção dessa história de fé, alguns já partiram para casa do pai, outros ainda estão conosco. Esses são os nomes de alguns deles: Sr.José Nascimento (em memória), Sr. Raimundo Silivero (em memória), Sra Gercina Maria de Jesus (em memória), Sra. Inácia Mendes, Sr. Edimilson, Sra. Francisca das Chagas popular Chaguinha (em memória), Sr. Raimundo Cosme (em memória), Sr. Raimundo Vinuto, Sr. Francisco de Assis Luciano popular Chico Délio, Sra. Zenira Ramos popular Zena, Sra. Josefa dos Santos popular Preta, Sra. Socorro, Sra. Cecília Freitas (primeira catequista), Sra. Neuta Barbosa, Sra. Odete Barbosa, Sra. Maria Barbosa e em anos mais recentes o Sr. José Francisco popular Zé Chico, Elias Leite, Sr Raimundo Pires popular Albuquerque, Wagner Lima, Antônio de Jesus e Wilson Barbosa todos esses executaram tarefas de suma importância para a comunidade, alguns sendo coordenadores e outros catequistas.

Pessoas de fé, perseverança e coragem, que trabalharam e plantaram nos corações das gerações seguintes o desejo de realizar o sonho que hoje estamos vivendo e apalpando.

Que possamos nos inspirar nestes pioneiros, e dar continuidade a missão que eles executaram com tanto zelo e amor. Sem perder na essência que herdamos de nosso padroeiro São Francisco, a humildade, simplicidade, partilha e acolhimento. Vivendo a verdadeira Perfeita Alegria, de mãos dadas Matriz e comunidades.

Confira as fotos feitas pela equipe da PASCOM da Paróquia São Francisco de Assis:

Confira também a reportagem da TV Rede Vida de Bacabal-MA:

Texto e fotografia: paroquialr.blogspot.com


#compartilhe