O processo   contínuo na formação de toda equipe pedagógica da escola e sua capacitação para desenvolver novas propostas para sua prática docente, atendendo as diferenças em sala de aula, bem como a conscientização

da equipe docente quanto à importância da escola estar preparada para receber e atender possíveis alunos com deficiências ou necessidades especiais nas salas do ensino regular. Com essas motivações se estabeleceu parâmetros de observação entre a Escola Paroquial Frei Alberto e o contexto da educação especial inclusiva, através de estudos de caso, aprofundamentos teóricos e a atual legislação brasileira de inclusão. A gestão, já buscava respostas e orientações sobre o tema, frente aos novos desafios no processo de ensino e aprendizagem, o que suscitava ações mais eficazes que favorecendo uma educação inclusiva e personalizada, motivando o retorno do diretor da EPFA ao espaço de formação acadêmica, especializando-se em Atendimento Educacional Especializado-AEE e Psicopedagogia clínica e institucional. Cursos que oferecem condições e expertise para o atendimento personalizado aos sujeitos com necessidades especiais.

Assim, a matéria foi trazida para discussão e reflexão no seio da comunidade escolar, favorecendo a compreensão e tomada de consciência a respeito da educação especial, contribuindo para mudança de paradigmas no contexto da sala de aula. Tais iniciativas somam esforços, na realização de um atendimento educacional inclusivo e respeitoso no seio das instituições escolares do nosso Estado. 

Fato relevante foi um olhar significativo e maior interação da Escola Paroquial Frei Alberto, quanto à legislação brasileira que trata da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a realidade funcional da Tecnologia Assistiva no contexto educativo e social da pessoa com deficiência. Essa experiência reflete positivamente no fazer pedagógico da Escola Paroquial Frei Alberto, motivando-a às novas perspectivas de atuação na formação acadêmico pedagógico nos ciclos iniciais, oferecidos a seus alunos.  Fato que suscita à toda escola, reconfiguração dos seus ideais educativos, como tem sido em sua caminhada ao longo dos seus quarenta anos, com o compromisso de melhor atender sua prestação de serviços educacionais considerando às novas demandas e sua singularidade.

A escola Paroquial Frei Alberto felizmente, ao longo de anos, já exercita uma postura de afetividade positiva com seus alunos e familiares, suscitando um trabalho de corresponsabilidades, em que o foco principal é o bem estar de seus alunos e o desenvolvimento de suas potencialidades. Com essa visão, está disposta a crescer junto com a família do aluno com deficiência ou necessidades especiais de qualquer natureza, de modo a poder assisti-lo em vista do desenvolvimento de sua autonomia, desenvolvimento de habilidades e progressão na vida acadêmica. 

FONTE: Coordenação da EPFA

#compartilhe