Há duas décadas, vimos o aparecimento de “Francisco de Assis: Primeiros Documentos”, uma coleção de três volumes dos Escritos de Francisco e todas as fontes hagiográficas medievais que falam dele até meados do século XIV. Agora, esta série continuará com a publicação de uma grande obra: “O Livro da Conformidade da Vida de São Francisco com a Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo”, escrita por Frei Bartolomeu de Pisa, entre 1385-1390.

O Livro da Conformidade (muitas vezes chamado de Conformidades) representa o ponto mais alto da glorificação medieval da figura de São Francisco. Ele contém um registro quase completo dos escritos do santo e um vasto estoque de material de todas as lendas hagiográficas conhecidas dele, do século XIII ao final do século XIV. Além disso, apresenta uma extensa lista de lugares onde os Frades Franciscanos, as Clarissas Pobres e os Terceiros Franciscanos viveram e serviram, com detalhes pessoais sobre muitos personagens franciscanos, famosos ou desconhecidos.

O autor, Bartolomeu de Pisa, dividiu sua grande obra no que ele chama de três “Livros”.

♦ A primeira parte se refere à Encarnação, à Natividade e à vida primitiva de Jesus, com as correspondentes semelhanças encontradas nos primeiros anos da vida de Francisco.

♦  A segunda parte refere-se aos anos do ministério público de Jesus, suas pregações e curas, o chamado dos discípulos, suas múltiplas viagens de um lugar para outro, com eventos semelhantes na vida de Francisco.

♦ A terceira parte refere-se à paixão, morte, ressurreição e ascensão / glorificação de Cristo, e aos eventos dos últimos dias de Francisco, suas doenças e sofrimentos, sua recepção dos estigmas, sua morte, canonização e os milagres que lhe são atribuídos como intercessor celestial.

Por seis séculos, esse texto, tão vital para as comunidades cristãs atraídas pela vida de São Francisco, nunca havia sido publicado em um idioma moderno. Esta tradução histórica traz o livro de conformidade para o leitor contemporâneo.

Para mais informacões:

O Livro de Conformidade: www.newcitypress.com

#compartilhe