Por: Fr. John Herbeth Marinho Cantanhede, OFM

No ano em que a Ordem dos Frades Menores celebra os 800 anos do encontro de São Francisco com o sultão do Egito Melek-el-Kamel, a edição do Curso de Franciscanismo de 2019 que tratou sobre Espiritualidade Franciscana tratou sobre o carisma franciscano a partir da ótica do encontro.

De 14 a 24 de janeiro de 2019 no Convento de São Francisco em Olinda – PB. Com a assessoria de D. Fr. Beto Breis, Fr. Faustino, Fr. Francisco da Província Santo Antônio do Brasil, dentre outros… pudemos perceber como, a partir do pensamento kenótico de São Paulo, a espiritualidade franciscana dá um novo rumo ao pensamento eclesiástico medieval: o Cristo antes visto em sua Glória, passa a ser visto no menino indefeso e pobre nascido em Belém numa estrebaria, bem como o Cristo Crucificado e sofredor ganha um novo enfoque.

O encontro de Francisco com Jesus Cristo crucificado na Cruz de São Damião no momento de sua conversão guiou os seus passos ao longo de toda a sua vida, e, desta forma todo o encontro, incluindo com o sultão.

Assim, essencialmente a dinâmica do encontro se torna essencial para a construção de uma espiritualidade baseada na vivência plena e radical do Evangelho de Jesus Cristo. O encontro com o Cristo crucificado reflete-se no encontro com o irmão e na consciência de que Deus está presente em toda a sua criação.

Essa espiritualidade do encontro e a memória dos 800 anos do encontro de Francisco e o Sultão baseiam uma reflexão profunda e impulsionam a possibilidade de um diálogo interreligioso e a um ecumenismo pautado nas diretrizes do Concílio Vaticano II e na própria atitude de Jesus Cristo.

Confira fotos do Curso

#compartilhe