O Tempo Forte (reunião do Definitório Geral) correspondente ao mês de maio de 2020 foi realizado de segunda 11/05 até sexta-feira 22/05, precedido por algumas sessões extraordinárias. Uma das principais questões discutidas foi a celebração do próximo Capítulo Geral da Ordem, agendado para maio de 2021 em Manila, Filipinas. Após várias sessões de discernimento, estudo e diálogo, como já comunicado, e devido à incerteza generalizada, o Definitório Geral, com pesar e aflição, revisou essa decisão e programou um novo caminho, que envolverá os Presidentes das Conferências com a finalidade de refletir e desenvolver um novo plano em direção à celebração do Capítulo Geral.

Durante esse período forte, o Definitório se reuniu com o Ecônomo Geral, o Secretário e o vice-Secretário Geral para a Formação e Estudos e o Diretor do Escritório de Desenvolvimento, para tratar de várias questões relacionadas sobre esse âmbito de ação.

Outros assuntos foram abordados, entre eles o adiamento dos capítulos provinciais e custodiais planejados para esses meses.

Foram ratificadas as atas de algumas eleições realizadas tanto na sede capituar, como na sede extra-capitular, também foram ratificadas as propostas dos candidatos ao serviço do Ministro provincial de 7 entidades da Ordem, além do escritório do reitor da Pontifícia Universidade Antonianum.

Frei Stefano INVERNIZZI foi eleito Presidente da Fundação São Francisco, na Rússia, e será assistido pelos conselheiros fr. Bernardin TURMAN e fr. Julius BASZNIANIN.

Fr. Gustavo WAYAND MEDELLA, da Província da Imaculada, no Brasil (São Paulo), foi eleito Visitador Geral da Província do Santíssimo Nome de Jesus, no Brasil (Anápolis), enquanto o fr. Ivan SESAR, Definidor Geral, foi eleito Delegado Geral para a supervisão do projeto de construção do Santuário de Santo Antônio em Laç, Albânia.

Várias bolsas foram concedidas e renovadas (26) para os frades residentes na Fraternidade “Beato Gabriele M. Allegra”, em Roma, estudam no PUA ou em outras estruturas acadêmicas pontifícias romanas.

Levando em consideração a situação, na sessão de 11 de maio, a Conferência dos Ministros Provinciais do Cone Sul foi suprimida: as três Entidades que o compunham passaram a fazer parte da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil (CMPB).

Como sempre, foram tratados casos diferentes de separação da Ordem, que somados aos casos tratados nos meses anteriores, podem ser resumidos da seguinte forma:

Dispensa de votos temporários: 5
Dispensa de votos solenes: 8
Renúncia a acusações derivadas da ordenação sacerdotal: 7
Renúncias à ordem: 4

Tomou-se a decisão para antecipar e reduzir para uma semana a sessão ordinária do próximo definitório de julho, que será realizada de 6 a 10 de julho de 2020.

Para o louvor de Cristo e os pobres de Assis. Amém!

Roma, 27 de maio de 2020

Fr. Giovanni Rinaldi, OFM
Secretário geral

Fonte: OFM

#compartilhe