Eles abriram os olhos e o reconheceram! [Lc 24, 31]

Caros irmãos

A presença do Jesus ressuscitado e glorioso esteja com todos vocês!

Este ano a Ordem vai realizar o Conselho Plenário, em Nairobi, colocando no centro da nossa reflexão o tema da escuta como condição de possibilidade de jogar criativamente o que o Senhor diz em Sua Palavra em eventos diários e vida de cada dos irmãos. Eu pensei que esta carta de Páscoa deve estar de acordo com este argumento, desenho da fonte inesgotável da Palavra alguns textos bíblicos paradigmáticas que podem nos ajudar a compreender melhor o mistério da ressurreição de Cristo e, especialmente, o efeito de um evento de tal magnitude na vida de todo crente.

A Quaresma ofereceu-nos importantes chaves de interpretação em nossa jornada de Páscoa. Todos os domingos ouvimos algumas passagens que nos mostram o compromisso de Deus em oferecer o dom da salvação a um povo que a mesma Escritura define como obstinado. No segundo domingo da Quaresma, especialmente a liturgia nos ofereceu a peça do Novo Testamento da Transfiguração do Senhor, que quer ser não mais do que um prelúdio para o esplendor da glória que o Filho vai viver e quem vai viver para todos os que crêem nele. Esta condição de glória, no entanto, não será possível sem primeiro ter que enfrentar um dos testes mais insidiosos e dolorosos, a morte. Eu foco primeiro nesta passagem porque mostra claramente uma situação de perplexidade, confusão e atordoamento dos três discípulos que Jesus tinha levado com ele. Pedro, em primeiro lugar, quer um estado de bem-estar que contrasta com a frase que Jesus havia pronunciado anteriormente.Quem quiser salvar sua própria vida, vai perdê-la; mas quem perde a sua vida por mim e pelo Evangelho salvá-lo-á ( Mc 8,35).

A versão do evangelista Marcos ressalta o desânimo e a confusão experimentados pelos discípulos depois de receber o anúncio da paixão e morte de Jesus. Esta perplexidade é como que experimentaram os discípulos de Emaús que pensavam que tinha entendido o que aconteceu em Jerusalém, mas a quem Jesus descreve como tolo e tardos de coração (cf. Lc 24,25). A cena da transfiguração dá um tom especial ao ato de “escutar”. Quando Jesus é transfigurado diante deles, uma voz vinda da nuvem diz: Este é meu Filho, ouça-o ( Mc9,7); um muito útil para reafirmar a ideia de que o poder da morte e tortura da cruz não pode bater a eficácia do imperativo tarefa messiânica e de poupança, mas que tal um sacrifício vai se tornar um estandarte da vitória proclamando a derrota do morte (ver ICo 15,55). Ouvir aqui significaria escolher como Jesus optou, aceitando o estilo proposto por ele, andando atrás dele (ver Marcos 8:34). Um caminho que, inicialmente, não é glorioso e cheio de estímulos, mas isso vai levar a cada pessoa para a plenitude da vida, um amor vida real, paz e comunhão com todos.

Um segundo texto eu quero para considerar, inclusive no pós tecla de escuta – A Páscoa é a história de Jesus ‘ encontro com os dois discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35). Um texto fascinante, escrito com habilidade notável, composto para ser um ensinamento no caminho dos discípulos que aprendem a reconhecer o Senhor ressuscitado.

Os textos do Evangelho que narram os encontros com o Ressuscitado são numerosas e diversificadas formas, as modalidades, em estilo, mas eles concordam em enfatizar que não era tão fácil, mesmo para os discípulos que viveram com Jesus, reconhecendo o Ressuscitado . Evangelistas concordam sobre o fato de que quando os discípulos foram com o ressuscitado Jesus duvidou e não estavam convencidos de que era porque o viam como eles tinham visto alguns dias antes na sua experiência histórica, na carne de sua humanidade, de modo o que confirma que o ressuscitado é exatamente o mesmo, mas que é completamente diferente.

O evangelista Lucas se concentra na idéia de que não basta ver Jesus crer no Ressuscitado. É necessário fazer um modo inteligente de entender as Escrituras para chegar, acompanhado pelo próprio Jesus, a um certo reconhecimento de sua presença. Em outras palavras, é a mediação das Escrituras e a aplicação destas a Jesus que desperta na comunidade de crentes uma convicção da verdade da ressurreição.

A fé pascal não é apenas o fruto de ver com os olhos, mas de repensar as Escrituras, observando seu cumprimento na pessoa do Ressuscitado. É por isso que a visão por si só não é suficiente: não é a aparição que persuade, mas a explicação da Escritura e do itinerário de crescimento que é feito para uma maturidade na fé. O próprio Paulo afirma na carta aos Romanos: como eles invocarão aquele em quem eles não creram? Como eles vão acreditar no que eles não ouviram falar? Como eles vão ouvir sobre ele sem ninguém anunciar? Rm10,14). Lucas define o episódio em uma tarde enquanto o sol está se escondendo. Os discípulos vão para Emaús por um caminho, é um caminho de volta para casa, marcado pela tristeza e pelo desejo de recuar para um ambiente privado, caracterizado pelo fracasso e desapontamento. Eles retornam porque sentem que estiveram errados, que perderam tempo em sua vida. Eles seguiram um personagem, Jesus, esperando que ele fosse o único a salvar Israel, e ao invés disso tudo terminou tragicamente. Em algum momento Jesus se junta e caminha com eles. Os dois discípulos que tiveram que conhecer Jesus muito bem porque estiveram com ele por um bom período de tempo, agora são incapazes de reconhecê-lo. Por que razão?

Depois desta aproximação física do Ressuscitado aos discípulos, ele também toma a iniciativa de perguntar quais são esses discursos?   ( Lc24,16). Jesus mostra uma atitude educativa e faz uma pergunta retórica para expressá-los e envolvê-los. Não se manifesta imediatamente porque o reconhecimento do Ressuscitado exige um caminho. Parafraseando a pergunta, Jesus está dizendo: O que você está pensando? O que te preocupa? A pergunta feita por Jesus segue uma longa resposta desses dois discípulos cheios de presunção e o desejo de querer ensinar algo: é praticamente a transmissão oral do fracasso que eles estão experimentando naquele exato momento. É por isso que eles não o reconhecem, estão convencidos de saber mais do que aquele estranho com quem acabaram de se encontrar.

Um detalhe que deve ser notado é o fato de que o evangelista encenou dois discípulos, mas apenas dá o nome de um, Cleopas. Quem poderia ter sido o outro? Considerando a natureza própria das narrativas do ponto de vista narrativo, o narrador deixa um espaço para que o leitor se sinta envolvido e também ocupe um lugar dentro da narrativa. O outro discípulo sou eu, é você, é todo crente que recebe este anúncio. Haveria outros detalhes que poderiam ser enfatizados nesses textos, mas tentando examiná-los de forma abrangente, gostaria de fazer uma pergunta. Nós, irmãos desta época, estamos convencidos de reconhecer a pessoa do Ressuscitado que também anda conosco?

Durante as visitas, tive o privilégio de atuar em algumas Entidades da nossa Ordem, tenho notado que a grande maioria dos irmãos e irmãs sabem testemunhar a ressurreição do Senhor com a sua vida; No entanto, eu também descobri que existem externa ou “rumores”, incluindo interna, impedindo a intenção de começar a ouvir o Senhor e evitar embarcar em um caminho de profunda tal discernimento que viveu os dois discípulos de narrativa, em certos lugares depois ter vivido com Jesus um sublime momento eucarístico e de salvação.

Parece-me que estamos expostos a um duplo risco que posso vislumbrar nas narrativas do Evangelho acima mencionadas. De um lado, medo e perplexidade quando nos deparamos com as adversidades que nos movem para permanecer em nossa “zona de conforto”, evitando escolher o caminho da cruz proposto por Jesus. É como se nós tentamos salvar os momentos de desconforto para experimentar um estado de ser falsa leva-nos a dar prioridade ao nosso próprio projeto, deixando em segundo plano o plano de Deus. Além disso, podemos adotar a atitude inicial dos dois discípulos de Emaús, isto é, aqueles que pensam que sabem tudo e instruir os outros, mesmo em pessimismo e desânimo, nem mesmo parando um momento para ouvir os chamadores. Com dor, de tempos em tempos, tenho que enfrentar a realidade dos irmãos que sofrem as conseqüências da falta de comunicação nas fraternidades locais e provinciais. Isso me dá mais uma confirmação de que o “cheio” de si as pessoas dificilmente pode abrir um espaço para ouvir a voz do outro, e não são capazes de silenciar muitas vozes falando ao mesmo tempo, dar prioridade ao silêncio como um espaço privilegiado para ouvir a Deus e para ler os sinais dos tempos com audácia e sabedoria. O grande problema aparece quando as coisas não acontecem como esperado. É o mesmo aconteceu com os discípulos de Emaús, ou seja, decepção, falha, desespero, o desejo de deixar tudo para voltar e não querer saber nada sobre isso.

O evento da ressurreição não pode ser reduzido à contemplação de uma pessoa morta que volta à vida. A ressurreição ultrapassa a dimensão do físico e nos leva a uma experiência de autêntica salvação, com os efeitos que produz, como aconteceu com os discípulos da primeira geração. O evangelista Lucas insiste na idéia de que você só pode reconhecer o Ressuscitado ao caminhar com ele, ao ensinar-nos e explica as Escrituras, e especialmente quando se sentou à mesa com ele para compartilhar o pão partido: Eles abriram os olhos e eles reconheceram issodiz o texto, para enfatizar que, apesar de sua tolice, depois de caminharem juntos, eles conseguiram redescobrir a nova presença do Ressuscitado. Esta é a bela declarado pelo próprio Evangelho notícia: nós também será capaz de superar qualquer tentação de auto-referencialidade ou ceticismo se praticarmos ouvir a Deus e aos nossos irmãos, se formos capazes de entender a mente eo coração Palavra revelada que nos foi confiado. San Francisco encontrou um claro exemplo de alguém que faz um modo de vida evangélica, junto com seus irmãos e os pobres, e que vem com um coração cheio de alegria para o reconhecimento d’Aquele que mudou sua vida para sempre.

I concluir esta carta com as palavras que ele nos deu o Papa Francisco na carta da Quaresma deste ano: “Na noite de Páscoa reviver o ritual evocativo de acender a vela de Páscoa: a luz do” fogo novo “gradualmente vai dispersar a escuridão e iluminar a assembleia litúrgica: “que a luz de Cristo ressuscitado e glorioso, dissipar as trevas do nosso coração e nosso espírito”, para que todos nós podemos viver a mesma experiência dos discípulos de Emaús, depois de ouvir o A palavra do Senhor e a nutrição com o Pão Eucarístico nosso coração voltará a arder com fé, esperança e caridade “( Mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma de 2018 ).

Desejo a todos uma santa e abençoada Páscoa no caminho da escuta e do discernimento, isto é, da vida renovada em Cristo.

Fraternalmente

Fr. Michael A. Perry, Ministro Geral e Servo OFM

#compartilhe