A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos foi fundada no dia 13 de março de 1863. A Fundadora da congregação é Beata Rosa Flesch.  No dia 31 de outubro de 1951– Margarida (seu nome de batismo) mudou-se com sua Irmã doente Mariana, para capela da Cruz, um clima propício à meditação e oração.

1856 – o Senhor enviou sua primeira companheira, Maria Bonner, e pouco tempo depois, a segunda, Gertrud Beissel. O “novo lar” para órfãos, doentes e pobres estava firmando seu alicerce humano espiritual.

1861 – 08 de Maio – Margarida movida pelo espírito santo, iniciou a construção da casa Mãe que se tornara o berço da Congregação.

1861- 11 de Novembro – Festa de São Martinho Margarida com muita dificuldade mudou com suas companheiras e com alguns órfãos para casa mãe.

1863 – 13 de Março – O Bispo de Trier aprovou a nova fundação, e admitiu que a serva de Deus e suas companheiras recebessem o hábito religioso, emitindo os votos. Margarida recebeu o nome de Irmã Maria Rosa de São José.

1868 –  19 de Junho – emitiram os votos perpétuos. Em 1869 – foram aprovadas a regra e as constituições das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos também pelo o Bispo de Trier assim chamada em honra da Porciúncula de Assis.

Em 1906 – Madre Rosa após ter recebido com grande devoção o sacramento da reconciliação e da Eucaristia, faleceu no dia 25 de março – Festa da Anunciação de Nossa Senhora. E em 1913 – Aprovação pelo Papa como Congregação com Direito Romano. Título: “Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos” (FBMVA).

A Congregação expandiu-se rapidamente na Alemanha e para melhor servir foram construídos hospitais, clínica psiquiátrica, casas para acolhida de idosos, de crianças, de adolescentes e de jovens em situação de vulnerabilidade social.

1923 – Envio das primeira irmãs para os Estados Unidos.

1931 – Envio das primeiras irmãs para a Holanda.

 1958 – Envio das Irmãs para o Brasil. 1998 – Integração no projeto Missionário – Moçambique com Irmã Clara Maria.

 04 de maio de2008 – Beatificação da Fundadora da Congregação das Irs. Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos, na cidade de   Trier naAlemanha.Estavam presentes aproximadamente 500 Irmãs.

O dia  19 de junho é dedicado  à Beata Madre Rosa Flesch – data de seus votos perpétuos.

Nossa Congregação se compõem por irmãs da Alemanha, Holanda, Estados Unidos, Brasil, Portugal e Benin. Buscamos todos os dias vivenciar com intensidade, o carisma que nossa fundadora Beata Rosa Flesch nos deixou: Como Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos somos chamadas a viver o Evangelho no meio do povo, em comunidade, na oração, humildade, simplicidade, alegria, atentas aos sinais dos tempos e aos apelos da Igreja, sendo sinal de esperança onde quer que Deus nos envie”.

Desenvolvemos a nossa missão no Brasil, através da Pastoral da escuta, trabalhos sociais, Projeto Madre Rosa (São Luís e Bacabal) que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, na área da saúde, pastoral dos doentes e nas paróquias.

Deus a cada dia chama operários e operárias para servir o seu Reino. Fica nosso convite a você jovem, de fazer parte de nossa congregação. Paz e Bem!

    Irmã Maria Lúcia

Promotora Vocacional

#compartilhe