Missão e Sinodalidade é o tema do XXVII Curso de Formação Missionária com o lema: “Ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho” (cf. Lc 24,32). O curso acontece entre os dias 17 a 27 de janeiro no CEFRAM (Centro Franciscano e Animação Missionária), na diocese de Bacabal. A presença dos participantes contou com vários líderes de comunidades, leigos e leigas, seminaristas, padres e irmãs consagradas do regional Ne 5 e de todo o Brasil.

Na abertura do Curso, iniciamos com o almoço para acolhida dos participantes que estavam chegando aos poucos. Na tarde do mesmo dia, foi realizado momento de espiritualidade mostrando a mística da sinodalidade conduzido o momento pelo frei João Gierse, OFM.

A missa de abertura do curso aconteceu na noite do dia 17, foi na comunidade Novo Bacabal celebrado pelo frei Gilberto Magno, OFM (coordenador do CEFRAM). Nesta mesma comunidade, os cursistas fizeram as visitas missionárias nos últimos dias do curso.

No dia 18/01, a assessoria foi conduzida pelo psicólogo frei Hélio Moraes, OFM, apresentando várias dinâmicas de entrosamento e mostrando a importância de caminhar juntos, isto é, sinodalidade. Dessa forma, os participantes estavam mais entusiasmados e sendo conduzidos pela força do Espírito e animados para a missão.

Na tarde do mesmo dia, foi realizado uma Análise de conjuntura Sócio-Política, sendo o assessor do momento João Antônio, coordenador da CPT, na Diocese de Balsas. Ele elencava informações do atual cenário brasileiro que estamos vivendo. As dificuldades que iremos enfrentar, mas também, momentos de esperanças para uma mudança melhor de nosso país. Tudo isso, para manter o missionário atualizado e esclarecido, como protagonista do Reino de Deus, defensor da vida.

A partir do terceiro dia do Curso “Missão e Sinodalidade”, ficou na assessoria Pe. Jaime Luiz Gusberti pertence ao clero da Diocese de Caxias do Sul (RS). Atualmente é Secretário do Centro Cultural Missionário em Brasília, DF. Pe. Jaime na sua apresentação relacionado ao tema central disse aos cursistas: “Somos enviados para caminharmos juntos”.

O curso contará ainda com um dia de lazer, dois dias de espiritualidade ministradas pelo Pe. Cláudio Correa, Jornada Missionária. E no ultimo dia, dia 27, missa de encerramento na capela do CEFRAM e avaliação do Curso.

Em suma, todos os dias era realizado missa pela manhã, oração comunitária (noite) preparada pelas equipes formadas do curso, momentos como filmes, esportes, lazer, conversas e partilhas das experiências missionarias dos cursistas espalhavam harmonia no ambiente e despertava rostos de alegria, uma verdadeira vivência da Alegria do Evangelho que o Papa Francisco nos propõem para uma Igreja em Saída.

O Curso de Formação Missionária já está na sua 27ª edição e é uma iniciativa do COMIRE Ne.V em parceria com o Centro de Formação Missionária (CEFRAM).

#compartilhe