Na noite do dia 11 de fevereiro, houve a abertura do Postulantado na Fraternidade Santo Antônio em Bacabal – MA. Aconteceu Celebração Eucarística presidida pelo Ministro Provincial Fr. Antônio Pacheco, OFM e concelebrada por Fr. Evaldo Dimon, OFM e Fr. Cristóvão Jackson, OFM. Estavam presentes confrades, religiosas, membros da Comunidade Santo Antônio, parentes, amigos, Benfeitores das Vocações Franciscanas e os 6 postulantes: Denival Gildo Marques Júnior, Francisco Thálisson da Silva Carvalho, Leonardo da Silva Santos, Moisés Figuerêdo Cavalcante de Sousa, Pedro Henrique Cândido da Silva e Widson Patrick do Nascimento Mendes.

Na homilia, Fr. Antônio Pacheco deu as boas-vindas aos postulantes e destacou: “Ao iniciarmos nossa caminhada vocacional devemos perguntar todos os dias, a exemplo de nosso Pai Seráfico São Francisco que é o fundador da nossa Ordem: ‘Senhor o que queres que eu faça’. Eu vus digo, vai e encontra de fato a vontade do Senhor, depois se desdobra para com os irmãos em compaixão. Pois as pessoas ao olharem para Jesus sabiam que Ele tinha algo há dar, da mesma forma é bom que as pessoas vejam entre nós que também temos algo também para dar. Primeiro dar a vida ainda jovem, porque se não for uma vida doada, vai ser um sofrimento pela vida toda. Que tipo de doação queremos? Precisamos de uma vida de pobreza para nos abastecer com o essencial, para que possamos estar repletos para os irmãos, se não seremos pessoas com um pé na compaixão e o outro nas nossas paixões e isso não nos realiza. Não temam caros jovens porque nunca faltará amigos verdadeiros que estarão do nosso lado e nunca faltará o necessário para vivermos com dignidade, Deus nos dará o essencial. Neste período de formação (o Postulantado), o Noviciado e pela vida há fora, nós devemos buscar sempre o essencial, para que as pessoas encontrem em nós aquela resposta que deve ser Deus.”

Frei Cristóvão que também é Presidente da casa e Mestre de Postulantes sublinhou alguns aspectos dessa etapa da formação à Comunicações da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção: “Essa é a etapa do Postulantado, é o inicio da formação dentro da nossa Ordem e tem como objetivo prepara o formando – o postulante – para sua ingressão no Noviciado que é a etapa no qual o candidato se torna um frade. O que caracteriza essa etapa de formação é a vida fraterna, a vida de oração e também um autoconhecimento dentro da linha da personalidade, da maturidade e integração da sua própria pessoa e o discernimento vocacional.”

Logo após a Santa Missa foi servido um delicioso jantar oferecido por membros da Comunidade Santo Antônio e Benfeitores das Vocações Franciscanas. Frei Gilberto Magno da Cruz, OFM é Coordenador Provincial do Serviço de Animação Vocacional e Vice-Mestre dos Postulantes, não pôde participar da celebração pois encontra-se no sul do país em formação.

Confira as fotos

#compartilhe