O Encontro Sinodal é a reunião de todos os párocos, vigários paroquiais, os responsáveis pelos projetos da Província, guardiões e ecônomos. Antigamente este encontro acontecia de forma separada, ou seja, párocos e vigários tinham sua reunião, guardiães e ecônomos tinham a sua e, os projetos sociais tinham seu próprio encontro. A partir do ano de 2018 estes encontros foram unificados, tornando-se uma “miniassembleia”. O nome “Encontro Sinodal” foi batizado pelo Fr. João Carlos, OFM que percebeu a sinodalidade desse grêmio quando ainda era nosso visitador.

O objetivo principal da reunião é fazer uma atualização da caminhada de cada paroquia, de cada fraternidade e de cada projeto social, além de fazer as deliberações e discussões necessárias para o bom andamento de cada grêmio. É momento também de rezarmos juntos, celebrarmos juntos, nos confraternizarmos e alegrar a caminhada a partir das luzes que cada comunidade, cada fraternidade, cada frade apresenta.

O encontro aconteceu dos dias 24 a 26 de abril e, nesse ano, veio com uma novidade: seguiu a metodologia do Conselho Plenário da Ordem, ou seja: Escutar, Discernir e Agir. Agir no sentido de sair para a missão.

No primeiro momento (Escutar), foram ouvidas as vozes dos confrades a partir das partilhas de cada um, dividida em três blocos:  Bloco 1: Guardiões e ecônomos; Bloco 2: Projetos sociais (EFRAM: Colégio Nossa Senhora dos Anjos [CONASA], Escola Paroquial Frei Alberto [EPFA],  Centro Franciscano de Animação Missionária [CEFRAM], Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana [ETEF] e Rádio Santa Clara); Bloco 3: Paroquias, através dos párocos e vigários.

No segundo momento (Discernir), tivemos uma palestra de Frei Miguel Kleinhans, OFM, sobre o tema: Projeto Comunitário de Vida. Cada fraternidade tem sua identidade, mas é necessário colocar isso de forma sucinta no papel, precisa-se ter clareza de sua identidade para que a fraternidade como tal, possa agir no mundo de forma mais concreta e objetiva, tanto na missão pastoral, como na forma de acolher cada confrade, cada irmão. Partimos então para o último momento, o Agir, onde fizemos um trabalho de grupo, no qual cada fraternidade foi avaliada na sua história e identidade, levantando as pistas para a elaboração de seu Projeto Comunitário de Vida. Lembrando que o Projeto Comunitário de Vida de cada fraternidade, foi uma prioridade aprovada na Assembleia Provincial de janeiro de 2019.

#compartilhe