Dom Frei João Muniz Alves, OFM, nasceu no dia 8 de janeiro de 1961, em Santa Rita (MA). Foi ordenado sacerdote em 4 de setembro de 1993. É graduado em Teologia e Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI); mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), em Roma; mestre em Filosofia pelo Pontificium Athenaeum Antonianum (PUA), em Roma. Na década de 1990, realizou trabalhos como vigário paroquial da paróquia São José em Lago da Pedra; exerceu a função de pároco da paróquia São Francisco das Chagas em Bacabal; foi promotor da Pastoral Vocacional da Província; mestre e guardião do Postulantado; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da Diocese de Bacabal.

Já de 2007 a 2013, exerceu a função de Ministro Provincial da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, no Maranhão e no Piauí. Em 2014, foi visitador geral na

custódia autônoma Santa Clara de Assis em Moçambique, na África.

Antes de sua nomeação Episcopal, Dom João ministrava a disciplina de Teologia Moral no Instituto de Estudos Superiores no Maranhão (IESMA), foi vigário paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Glória em São Luís (MA), guardião e formador de estudantes de Filosofia e Teologia.

A Prelazia do Xingu, no Pará, foi criada em 1934, pelo Papa Pio XI e confiada aos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo, que a conduziram até 2015. Depois da renúncia de dom Erwin Krautler, o franciscano Dom João Muniz Alves foi nomeado Bispo da Prelazia, em dezembro de 2015.

O Santo Padre extinguiu em 6 de novembro de 2019, a prelazia do Xingu, no Pará, e erigiu a Diocese de Xingu-Altamira (PA) nomeando como seu Bispo Dom João Muniz Alves, religioso que até então exerceu a função de Bispo Prelado nesta mesma circunscrição eclesiástica. A Diocese de Xingu-Altamira passa a integrar a Província Eclesiástica de Santarém (PA), criada neste mesmo dia.

A Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, louva a Deus pelos 5 anos de pastoreio episcopal na Diocese do Xingu (Altamira/PA), deste seu filho tão ilustre que abraçou ainda mais a missão da Igreja. Desejamos ao nosso confrade, força e perseverança em sua missão ao lado do povo de Deus a ele confiado e que continue sendo um testemunho de humildade, revelando a cada dia os princípios e valores franciscanos.

FONTE: DECOM

#compartilhe