Fonte: brasilfranciscano.blogspot.com
Foto: ffb.org.br
Frei Fernando Maria OFMConv
Caríssimos, certa vez o Senhor disse aos Apóstolos e por consequência aos seus seguidores: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” De fato, vivemos em meio a um mundo onde, ao que parece, reina a discórdia, as falcatruas, os engodos, os enganos, a violência e todos os pecados que levam os homens à perdição eterna. Se olharmos os pecados aqui cometidos, facilmente nos desinganamos. Todavia, se contrapondo a tudo isto, São Pedro, na primeira leitura de hoje, nos exorta à um viver repleto de confiança na misericórdia divina.
Meditemos, então, o que disse São Pedro: “Caríssimos, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente, porque conheceis Deus e Jesus, nosso Senhor. O seu divino poder nos deu tudo o que contribui para a vida e para a piedade, mediante o conhecimento daquele que, pela sua própria glória e virtude, nos chamou. Por meio de tudo isso nos foram dadas as preciosas promessas, as maiores que há, a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina, depois de libertos da corrupção, da concupiscência no mundo.”
Ora, também o Salmo 90, 1-2. 14-15ab-16 (R. 2b) nos dá a compreender que em meio à fragilidade deste mundo e os ataques do maligno, que se multiplicam por meio dos pecados dos homens, o Senhor, que nos ama com amor eterno, nos dá a sua proteção contra essas insídias do mal para que assim o vençamos. Escutemos, então, o salmista: “Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois meu Deus, no qual confio inteiramente”. Ao que o Senhor responde: “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, a seu lado eu estarei em suas dores.”
Caríssimos, todo aquele que procura viver retamente neste mundo, passa pelas provações de ser trigo em meio ao joio; de remar contra a maré do pecado que tenta lhe afogar. Mas, por que isso acontece? O Senhor mesmo nos responde: “Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa. Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.”
Paz e Bem!