Nos dias 19 a 23 de fevereiro de 2018, a Custódia São Benedito da Amazônia acolheu o Encontro Nacional de Animadores Vocacionais da Conferencia Brasileira dos Frades Menores, na cidade de Belém – PA. Estavam presentes todos os animadores das 8 entidades da Conferencia. Fomos acolhidos pelo frei Rodolfo da Custódia São Benedito, que preparou com muito carinho, juntamente com nosso coordenador frei Diego os três dias de convivência e partilhada animação vocacional nas diversas realidades do Brasil. O tema desenvolvido este ano foi: Juventude, protagonismo leigo na construção da cultura da paz e na superação da violência.
No primeiro dia, nos ajudaram no desenvolvimento do tema o professor Denny Junior Cabral Ferreira, Mestre em Ciências da Religião, membro do Instituto de Juventude da Amazônia e
assessor da Pastoral da Juventude, ele nos expôs as principais causas de extermínio da juventude e as possíveis luzes para superação da violência no mundo juvenil. A professora Tânia, socióloga e professora também continuou a temática abordando o protagonismo dos jovens na luta pelos seus direitos.
Onde apresentou para os presentes algumas experiências de iniciativas de jovens que mobilizaram outros jovens em vista de uma causa social, ficando a mensagem de que devemos motivar os jovens a se tornarem protagonistas de sua própria história. Pois, “quem não sonha não faz história”.
Concluímos o primeiro dia com missa dos pães de Santo Antônio na Paróquia dos frades e depois foi oferecido um jantar pelo movimento Serra, que rezam e apoiam as vocações.

No segundo dia tratamos propriamente de assuntos relacionados a caminhada do
SAV da Conferencia; partilha do Encontro Continental para Formação e Estudos realizado em São Paulo, agosto de 2017. Partilha da caminhada do SAV nas províncias e partilha de
material vocacional . Apresentação dos preparativos do III Encontro Nacional de Jovens da CFMB, previsto para acontecer nos dias 19 a 22 de julho de 2018, em Vila Velha-ES, sendo que foi disponibilizada 45 vagas por província. A pauta terminou com o preenchimento de um questionário da Cúria Geral em preparação a reunião do Conselho Internacional de Formação. O dia terminou com um recreio nas DOCAS, ponto turístico de Belém.

O terceiro dia reservamos para o momento lúdico com um passeio a cidade de Belém ciceroniado pelo frei Rodolfo e frei John, ambos da Custódia São Benedito. Concluímos o dia com o passeio “por do sol” pela Bahia de Guajará. Na manhã de sexta todos os presentes agradecemos aos nossos anfitriões pela acolhida fraterna e iniciamos o retorno para nossas entidades renovados e
enriquecidos pelos dias de estudo e partilha e convívio fraterno com todos os animadores da Conferência.

O próximo encontro está agendado para os dias 11 a 15 de março de 2019, em Campo Grande MT.

#compartilhe