Por: Widson Patrick do Nascimento Mendes e Leonardo da Silva Santos

O encontro ocorreu entre os dias 04 e 06 de Maio do presente ano no convento das Irmãs dos pobres de Santa Catarina de Sena- Memorare. O encontro teve como tema: “ Relacionamento: interpessoal e intrapessoal ”. A palestrante Ir. Amparo, Saviniana, expôs o tema e trabalhou apresentando pequenos questionamentos a serem abordados no encontro. Fizeram parte do encontro as seguintes congregações: Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena(IPSCS), Ordem dos Frades Menores(OFM), Companhia de Jesus(SJ), Servas do Amor Misericordioso(SAM), Irmãs de São José da Concórdia(ISJC), Irmãs Mínimas do Sagrado Coração Franciscano(IMSCF), Irmãs Missionárias Capuchinhas(IMC).

No primeiro dia fora realizado um momento inicial de oração conduzido pelos aspirantes da OFM, seguidos de uma dinâmica conduzida pelas postulantes e aspirantes das IPSCS, dando prosseguimento ao encontro foram apresentadas as propostas e as direções iniciais, momento este sendo guiado por Frei Marcos, OFM; Irmão Jorge, SJ e Ir. Amparo.  Dadas as orientações, prosseguiu-se a divisão das equipes de trabalho para o encontro. No dia seguinte iniciaram-se as atividades às 07:00 horas na gruta do convento com a oração da manhã, seguido do café. O momento formativo da manhã iniciou por volta das 8:30 com um momento de animação, seguido da palestra que inicialmente trabalhou a questão do trato interpessoal tendo como ponto chave a visão do outro, já na parte da tarde a formação dedicou-se à questão intrapessoal, a visão de si, as “máscaras”,  a janela de Johari, entre outros pontos abordados tendo então fim com a celebração da santa Missa. A parte da noite marcou-se principalmente pela realização da noite cultural organizada pelos postulantes OFM, tendo a participação e colaboração de todas as ordens integrantes do encontro, cada qual expondo de modo criativo o seu próprio carisma, a ordem e as características culturais de suas regiões.

No terceiro e último dia, 06 de Maio, as atividades iniciaram com a Santa Missa então, deu-se continuidade à palestra concluindo o tema da janela de Johari e sendo feita a avaliação e as considerações finais do encontro, que chegou ao seu fim com a realização de um almoço fraterno.

#compartilhe