XXVII CURSO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA

XXVII Curso de Formação Missionária: Missão e Sinodalidade

“Ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho” (cf. Lc 24,32)

 

Em continuidade à formação missionária que vem sendo oferecida a cada ano no Maranhão e considerando as avaliações feitas com os participantes do último curso, o Conselho Missionário Regional (COMIRE) propõe para 2019 o tema: Missão e Sinodalidade.

Na sessão do dia 17 de outubro de 2017, dentro da assembleia geral ordinária do sínodo dos bispos realizada em Roma, por ocasião da comemoração do cinquentenário da instituição do sínodo dos bispos, o Papa Francisco fez uma bela exposição sobre a sinodalidade, sua fundamentação e importância na vida da Igreja.

Ele destacou especialmente que sinodalidade é caminhar juntos e, por isso, nos pede em primeiro lugar escutar, no sentido de que é mais do que ouvir, pois se trata de uma escuta recíproca onde cada um tem algo a aprender e da escuta do “Espírito da verdade” (Jo 14, 17), para conhecer aquilo que Ele “diz às Igrejas” (Ap 2, 7). Escutar com profundidade para que, com o Espírito Santo, escutemos o grito do povo e escutar o povo, até respirar nele a vontade a que Deus nos chama.

 

A sinodalidade é dimensão constitutiva da Igreja pois, como Povo de Deus, a Igreja é, em Cristo, como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano (cf. LG 1). Ela está convencida de que a missão nasce do Amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, guiada pelo Espírito Santo, protagonista da Missão, a Igreja procura incansavelmente seguir os passos de Jesus que viveu como servo e disse: “quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,43-45).

 

Apontando algumas implicações pastorais da relação entre Missão e Sinodalidade, o cardeal dom Sérgio da Rocha afirma: “embora exija a participação e a responsabilidade pessoal, a missão é sempre tarefa eclesial, de cunho comunitário. Não é propriedade particular restrita a alguém ou a um grupo”.

 

O curso de formação missionária seja oportunidade para partilha, aprofundamento, avaliação, celebração e encontro de luzes para a vida missionária em nosso regional.

I – OBJETIVOS DO CURSO:

  •  Despertar e aprofundar a consciência, missionária nas realidades do Maranhão;
  •  afim de que a Missão seja eixo do processo evangelizador;
  •  e possa ser assumida na prática em cada comunidade, pastoral, movimento, serviço, paróquia, forania, diocese;
  •  colaborando para que haja a passagem da pastoral de mera conservação para a pastoral decididamente missionária;
  •  o que implica atuar na vida do bairro, meio rural, condomínio, centro de cidade, na profissão etc…

II – DESTINATÁRIOS:

Agentes de pastoral, sacerdotes, seminaristas, religiosos(as), leigos(as) que queiram conhecer melhor a dimensão missionária da vocação cristã.
Critérios para a participação: engajamento efetivo nas pastorais e/ou na animação missionária, disponibilidade de participar integralmente do curso (do início ao fim, incluindo os dias 17 e 27 de janeiro), idade mínima de 18 anos; o/a cursista seja enviado/a pela Diocese/Paróquia/Congregação através de uma carta de recomendação e com a assinatura devida e endereço completo.

III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  •  Acolhida com Apresentação, oração e distribuição de tarefas;
  •  Missa de Abertura;
  •  Dinâmica de entrosamento;
  •  Momento Festivo e Cultural;
  •  Análise de Conjuntura Sócio política;
  •  TEMA CENTRAL: MISSÃO E SINODALIDADE;
  •  Lazer;
  •   Retiro Espiritual;
  •  Jornada Missionária nas comunidades;
  •  Missa de envio, entrega de certificados;
  •  Avaliações e conclusões;
  •  Viagem de Retorno.

IV – ESTRUTURA DO CURSO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA
DATA INÍCIO: 17/01/2019 – Chegada pela manhã;
TÉRMINO no dia 27/01/2019 ao meio dia;
LOCAL: Centro Franciscano de Animação Missionária (CEFRAM), Bacabal – MA, Fone/ (99) 3621-1420;
E-mail:cefram@franciscanosmapi.org.br
Você também pode fazer sua inscrição através do SITE: www.franciscanosmapi.org.br

Como chegar ao local: da Rodoviária de Bacabal, de táxi ou moto táxi, se dirigir ao Colégio N.Sra. dos Anjos, CONASA-CEFRAM. Quem não tem ônibus direto para Bacabal, chegando em Peritoró, encontrará ônibus ou transporte alternativo com facilidade.
Taxa do curso: R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais). A inscrição só será confirmada após o recebimento do comprovante de depósito bancário que deverá ser enviado a secretaria do CEFRAM por e-mail: cefram@franciscanosmapi.org.br
Número de vagas: cerca de 80 vagas. Serão preenchidas por ordem de chegada das fichas de inscrição. As inscrições será encerradas dia 31 de dezembro de 2018.

V – AVISOS:

  •  Os participantes do Curso tragam caderno para apontamento, Bíblia, Ofício Divino das Comunidades.
  •  Sugerimos que se traga os Doc. de Aparecida e as Diretrizes da CNBB
  •  Certificado somente para os que tiverem participação integral no curso.
  •  Trazer roupa de cama, repelentes, e roupa de banho e esporte para os momentos de lazer.
  •  Trazer remédios Alopáticos e Homeopáticos para a farmácia comunitária.
  •  Trazer uma apresentação cultural de sua região.
  •  Quem tiver favor trazer fotos, painéis, vídeos, Powerpoint, para exposição das atividades missionárias de sua realidade;
  •  Para os momentos de convivência trazer elementos típicos de sua região: músicas, artesanato, comidas…
  •  Para a brincadeira do amigo você poderá trazer uma lembrança unisex ou comprá-la na livraria do CEFRAM que dispões de produtos religiosos e outros;
  •  Importante: Favor comunicar sua chegada caso seja na madrugada ou anterior ao dia 17;
  • Para depósitos das inscrições do curso: Banco do Brasil C/c: 2223-3 Ag. 0528-2. Em nome da Província Franciscana de N. Sra. da Assunção. Favor enviar o comprovante de depósito por e-mail: cefram@franciscanosmapi.org.br
  • Por favor, pedir confirmação do recebimento do seu e-mail!

ASSESSOR:

 

Pe. Jaime Luiz Gusberti pertence ao clero da Diocese de Caxias do Sul (RS). Formado em Teologia pela PUC-RS, obteve o mestrado na Pontifícia Faculdade de Teologia “Teresianum”, em Roma (Itália), em Teologia Espiritual, com especialização em Espiritualidade. Atuou como presbítero em paróquias da Diocese de Caxias do Sul. De 1997-2001 trabalhou na Sede Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, DF, como Secretário da Obra da Infância Missionária. Reitor do Seminário Maior São Lucas, de 2004-2008, junto aos estudantes de Teologia da Diocese de Caxias do Sul, em Viamão, RS. Esteve como missionário na Igreja irmã de Porto Velho de 2009-2016 e atualmente é Secretário do Centro Cultual Missionário em Brasília, DF.

Saudações Fraternas de Paz e Bem!
Armando Martín Gutiérrez, FAM
Bispo da Diocese de Bacabal

Esmeraldo Barreto Farias
Dimensão Missionária-CNBB/MA

Matias Filho
Coordenador do COMIRE Ne. V

Fr. Gilberto Mágno, OFM
Coordenador do CEFRAM

REALIZAÇÃO:
COMIRE- Ne V

ORGANIZAÇÃO:
CEFRAM
Centro Franciscano de Animação Missionária
Rua Magalhães de Ameida, 1169-A
Fone: +55 (99) 3621-1420
Centro – Bacabal, MA
CEP: 65.700-000
E-mail: cefram@franciscanosmapi.org.br
www.franciscanosmapi.org.br

#compartilhe