Fonte: espiritanosbrasil.org.br
Foto: crbnacional.org.br

A Conferência dos Religiosos do Brasil assumiu, no Plano Trienal 2016-2019, entre as inúmeras atividades programadas, a realização do  Encontro Nacional dos Religiosos Consagrados Presbíteros. Que aconteceu de 10 a 13 de setembro, na Casa de Retiros São José em Belo Horizonte/MG.

Este primeiro encontro teve como tema: “Religiosos Presbíteros: Identidade e Missão na Igreja do Brasil”.

E o lema foi: “Não fostes vós que me escolhestes, eu vos escolhi” (Jo 15,16).

Participaram deste encontro 92 religiosos presbíteros de 31 congregações, uma grande riqueza.

A missa de abertura foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e em vídeo-mensagem ouvimos palavras de ânimo e questionamentos de Dom Jaime Spengler OFM, Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministério Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Nestes dias conhecemos um pouco mais da história da Vida Religiosa Consagrada na evangelização do Brasil, desde a chegada dos portugueses até os nossos dias. Depois vimos a VRC como realidade estruturante da Igreja seguido de um estudo da Eclesiologia da Lumen Gentium e a contribuição do Papa Francisco para a caminhada da Igreja hoje. Com um estudo sobre o último questionário da vida presbiteral, vimos as luzes e sombras da realidade presbiteral no Brasil e encerramos esta caminhada com uma discussão sobre a identidade e missão do religioso presbítero.

Foram dias de partilha, confraternização e oração. Tempo de buscar alguma luz para o caminho do Presbítero Religioso diante de seu carisma lembrando que “a vida VRC é chamada a viver sua identidade, sem hipocrisia. Sua originalidade evangélica é ser profecia encarnada a serviço do Reino, ser igualmente missionária e solidária com os menores”, como nos diz a Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da CRB Nacional.

Leia na íntegra a Carta dos Presbíteros Religiosos a toda a CRB. Clique aqui!

#compartilhe