Reunidos desde o último dia 16 de janeiro em Bacabal MA, frades das Província Franciscanas de Santo Antônio do Brasil, Nossa Senhora da Assunção e da Custódia de São Benedito da Amazônia mergulham sobre a espiritualidade franciscana. O Ministro Geral reunido em São Paulo com UCLAF enviou uma mensagem aos jovens.

De forma espontânea e simples, em uma carta enviada para os jovens frades reunidos no Curso Interprovincial de Franciscanismo, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli começou um escrito cheio de significados e exortações. 

 A Regra Bulada que celebramos este ano seu oitavo centenário e que está sendo refletido nos dias de Curso foi o centro da carta enviada. O Ministro Geral lembrou que a Regra na intenção de São Francisco era como um pacto de aliança que o Senhor queria estabelecer com o pequeno povo dos frades menores.

Continuando falando sobre o documento, Frei Massimo afirma: “Aprofundar a Regra significa também voltar sempre ao coração do nosso carisma como irmãos e menores, contemplativos para proclamar o Evangelho vivendo entre os pobres. Que o Senhor nos ajude a aprofundar esta identidade na vida, através de gestos concretos. Por esta razão, ao estudar a Regra, convido-vos a vivê-la nos seus pontos fixos: uma vida de obediência, sem nada de próprio e em castidade, como irmãos, dando a busca do Senhor em primeiro lugar na oração pessoal comunitária, vivendo um estilo de vida sóbrio e, sobretudo, amando os pobres e vivendo com eles. Assim, o nosso testemunho e a proclamação do Evangelho tornam-se concretos e credíveis.”

O Ministro Geral que está reunido com a União das Conferências Latino-americanas Franciscanas (UCLAF) em São Paulo em Assembleia pediu ainda que São Francisco vos acompanhe nesta viagem na bela terra do Brasil e com este povo, que tanto necessita de reconciliação, de paz e do dom da fé e demonstrou sua esperança nos “queridos irmãos mais novos”, no entusiasmo e o dom da vossa vida, sem grandes cálculos e saber viver ao máximo o nosso tempo difícil, mas belo, para viver o Evangelho.


[CLIQUE AQUI]
 Leia o Texto na íntegra

Fonte: ofmsantoantonio.org

#compartilhe