Por: Fr. John Herbeth Marinho Cantanhede, OFM

“E os demais irmãos estejam obrigados a obedecer a Frei Francisco e a seus sucessores.” (RB 1, 4)

O período de 25 de fevereiro a 1 de março deste ano foi de intenso movimento na Província. Como sabemos o Ministro Geral da Ordem, Fr. Michael Perry, o autêntico sucessor de São Francisco e o Fr. Valmir Ramos, Definidor Geral para a América Latina estiveram presentes em nosso meio proporcionando palavras de ânimo e de impulso em nossa caminhada franciscana.

Dentre todos os momentos previstos com o Fr. Michael, o Encontro com os Formandos e Formadores da Formação Inicial denotou inspiração vocacional e esperança, mesmo com os pés bem fincados no chão.

O Encontro aconteceu na Fraternidade Santo Antônio e iniciou com um maravilhoso chá da tarde oferecido pelos irmãos, numa verdadeira partilha fraterna. A conversa com o Fr. Michael, que aconteceu na toca da casa, pudemos refletir sobre a vocação de ser um frade, presbítero ou de opção laical, engajado no mundo em que vivemos; sobre estar atento à escuta do outro; o ir ao encontro do outro que às vezes nos passa despercebido; a necessidade de missionários Ad Gentes; a unificação das 4 obediências em uma só Ordem; e, praticando o exercício do ouvir o outro, pudemos compartilhar, em duplas, sobre os nossos sonhos e os dos irmãos, bem como sobre o exemplo de simplicidade.

O Geral ainda ressaltou sobre a necessidade de uma vida humilde: como Menores neste mundo, vivendo a radicalidade do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim como propõe a Regra Bulada.

Acredito que tanto para mim, quanto para os demais formandos, encontrar com o Ministro Geral, foi revigorante vocacionalmente, pois reacendeu, ainda com mais vigor, em nossos peitos, a certeza de que a essência do Carisma Franciscano ainda permanece vivo e se difunde ainda mais em toda terra, e que, embora a Ordem seja formada por homens, mas é o Espírito Santo que a conduz através da simplicidade e testemunho de frades como o Fr. Michael. Que, a nossa meta como Frades Menores seja uma autêntica vida minoritária. Paz e bem!

[FAG id=1294]

#compartilhe