A cerimônia simples, foi realizada na noite desta quarta feira (1) com a presença de religiosos e familiares nas dependências do Convento Santo Antônio em Lagoa Seca PB.

O Convento Santo Antônio em Lagoa Seca na Paraíba, se revestiu nos últimos dias de uma intensa preparação tendo em vista a Primeira Profissão Religiosa na Ordem dos Frades Menores dos noviços. Dentro desta expectativa, os jovens frades participaram de uma cerimônia de Rito de Benção e entrega do Hábito para a cerimônia que acontece neste dia 2 de fevereiro. 

O lugar que foi escolhido para o rito é cheio de significado, costumeiramente é um espaço que favorece a vida fraterna e bem conhecido dos franciscanos, o refeitório. A cerimônia marcada pela fraternidade seguiu com a saudação e exortação do Guardião da fraternidade Frei Wellighton Buarque e o pedido dos noviços para a profissão dos primeiros votos temporários. Após a leitura do pedido feito pelos noviços que carrega também um mensagem penitêncial, Frei Wellighton Buarque, encorajou a todos, pediu perdão em nome da fraternidade local pelos erros cometidos e prometeu continuar rezando pela caminhada de todos. 

O roteiro inicial, deu lugar ao momento central da celebração benção e entrega do hábito e do cordão. Na leitura da benção, o Mestre do Noviciado Comum Frei Sérgio Moura lembrou o significado da veste e aspergiu água benta sobre as novas vestes. Ao som da Oração de São Francisco, o guardião da fraternidade entregou para cada um dos presentes o hábito franciscano. 

 A profissão dos noviços já havia sido confirmada pelo Governo Provincial. A cerimônia faz parte do rito de preparação lembrando a importância da fraternidade na caminhada formativa dos jovens frades.   

A Benção de São Francisco entoada por toda a comunidade concluiu a cerimônia que foi seguida de um jantar festivo. 

Fonte: ofmsantoantonio.org

#compartilhe