Após o tempo formativo do postulantado, os candidatos são inseridos no Noviciado, conhecido como o Ano da provação onde através da vida de oração, trabalho e formativo são inseridos na vida religiosa franciscana.

O Primeiro Convento Franciscano do Brasil acolheu na manhã desta sexta feira (20) dez jovens no Noviciado. Seguindo a tradição franciscana e o que está contido nos primeiros capítulos da Regra Bulada, os jovens demonstrando o seu querer em abraçar esta vida, recebem as vestes da provação e são acolhidos pelos irmãos.

 Os candidatos vêm das Províncias Franciscanas de Santo Antônio do Brasil (Recife) e de Nossa Senhora da Assunção (Bacabal) e compõe o Noviciado Comum que acontece em Lagoa Seca/PB. A celebração simples se destacou com a riqueza de significados e simbolismos. Com a acolhida por parte do Provincial, a escuta das Fontes Franciscanas, da Palavra de Deus e a vestidura do hábito, os jovens atualizam os passos dos primeiros companheiros de Francisco de Assis que abandonavam todas as coisas pela união ao santo de Assis pelo hábito e pela vida (LTC 27,1).

 A celebração contou com um número expressivo de frades da Província Santo Antônio além de outros convidados e familiares. Os noviços que iniciaram a caminhada vocacional no ano passado se fizeram presentes junto com os mestre e vice-mestre para encorajar a caminhada nesse tempo da Provação. Uma característica marcante da celebração foi a alegria e o entusiasmo com que cada um dos postulantes, agora noviços, expressou. Um verdadeiro júbilo.

Após a vestição, os frades presentes acolheram a todos com a saudação franciscana e o abraço fraterno enquanto se cantava canções do carisma franciscano. Ao final da celebração houve um almoço partilhado. Aí, a alegria da celebração de admissão se prolongou por meio de cantos, da animação, e das partilhas. 

Veja o nome e a localizada dos neo-noviços:

Frei Filipe Meireles – Brejo dos Anapurus MA

Frei João Pedro – São Luis MA

Frei Wesley Pereira – Campo Formoso BA

Frei Luzinaldo Vital –  Alagoa Nova PB

Frei Josivan Ferreira – Santa Cruz do Capibaribe PE

Frei Vitor Batista – Feira de Santana  BA

Frei Abraão Silva Santos – Itapicuru BA

Frei Cleones Santos – Aracaju SE

Frei Samuel Santana Reis – Cícero Dantas BA

Frei Antônio Gabriel – Campo Formoso BA

Fonte: ofmsantoantonio.org

#compartilhe