“Caminhando juntos, somos irmãos” – Capítulo Provincial 2019

A Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção que atua nos estados do Maranhão e Piauí estará em Capítulo Eletivo para a escolha do novo governo provincial e planejamento para o próximo sexênio.

O Capítulo, instituição criada por São Francisco de Assis, é o lugar onde os frades se encontram para avaliar as atividades, celebrar e planejar a missão. Jacques de Vitry (1180-1240), cardeal da França, testemunha que “uma vez por ano, os homens desta Religião [Ordem dos Frades Menores], com múltiplos proveitos, se reúnem em um lugar determinado para juntos alegrarem-se no Senhor e para comerem juntos; e com o conselho de homens bons elaboram e promulgam suas instituições santas […]. E depois disso, dispersam-se por todo o ano […]”.

Permanecendo obedientes à tradição da Ordem dos Frades Menores, os frades continuam se reunindo para este grande momento. Com o tema: “Fraternidade, solidariedade e missão” e lema: “Caminhando juntos, somos irmãos”, pretende-se refletir, como irmãos, sobre a caminhada provincial, analisando os passos dados nos últimos seis anos e, à luz da estrela que guiou os reis magos rumo ao encontro com o Menino Deus, planejar os próximos passos da missão provincial, com solidariedade e fraternidade. Espera-se, como disse o Papa Francisco em seu discurso no Angelus deste domingo (06/01/2019), após o encontro com Cristo, personificado na própria fraternidade, sejam capazes de trilhar novos caminhos, renovados por esta graça.

O Visitador Geral designado pela Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores é o Fr. João Carlos Karling, da Província de São Francisco de Assis no Rio Grande do Sul. Ele nos acompanha desde 2017 na sua missão de conhecer os frades da Província, os conventos, e os serviços em que atuamos e tem, além disso, a função de presidir o Capítulo.

Humildemente, pedimos a todos os religiosos, padres, benfeitores e amigos que permaneçam conosco em oração, durante esta semana, pelo bom êxito de nosso Capítulo e rogamos a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, do nosso Pai Seráfico, São Francisco, Santa Clara e todos os santos da Ordem Seráfica, junto a Deus, para que, cheios do Espírito Santo de Sabedoria, nos coloquemos, humildemente, disponíveis a sermos servos nessa grande messe do Senhor.

A todos os nossos votos de paz e bem!

“Benedicat tibi Dominus et custodiat te.”

Cantando a bênção de São Francisco, nós, frades da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção MA/PI, iniciamos o nosso Capítulo Provincial Eletivo de 2019. O momento de mística preparado pela equipe de liturgia do Capítulo nos levou a refletir sobre o tema: Fraternidade, Solidariedade e Missão. Como irmãos, caminhamos juntos em recordação de nossa caminhada nos últimos seis anos, iluminados pela luz da Estrela que guiou os Reis Magos até o encontro com o Menino Jesus.

Após a composição da mesa pelos membros da Comissão Central do Capítulo, o Visitador Geral, Fr. João Carlos Karling, OFM, fez a abertura oficial do Capítulo e em seguida, a leitura da carta do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Fr. Michael A. Perry, OFM, com as saudações aos Frades Capitulares.

Em um singelo rito, todos os frades que possuíam algum cargo ou serviço durante este sexênio e triênio, consecutivamente, inclusive o Ministro Provincial e Vigário, bem como as insígnias oficiais da Província, depuseram-nos nas mãos do Visitador.

Em continuidade às atividades da noite, foi feita a chamada capitular e confirmadas as equipes de serviço e o cronograma que irá guiar nossos passos durante esta semana.

Iluminados pelo Espírito Santo, esperamos trilhar juntos, como irmãos, este caminho de fraternidade, solidariedade e missão.

Confira as fotos do Primeiro Dia

“Os irmãos amam-se e nutrem-se mutuamente mais do que uma mãe ama e nutre seus filhos” (RB 6,8)

O segundo dia de Capítulo Provincial iniciou com a celebração da Eucaristia votiva do Espírito Santo, presidida pelo Visitador Geral Fr. João Carlos Karling e concelebrada por Fr. Antônio Pachêco e o Diác. Fr. Jardiel Souza. Em sua homilia o Fr. João Carlos ressaltou sobre a necessidade da partilha como sinal de fraternidade, solidariedade e missão, o que nos remete ao próprio tema do Capítulo deste ano. A passagem do estandarte do Divino Espírito enquanto se cantava a sequência do Divino (Taizé), foi um dos pontos altos da celebração.

As atividades iniciaram com a apresentação do Relatório do Visitador Geral. Nele foram ressaltados aspectos positivos e negativos percebidos durante toda a visita. Na oportunidade, Fr. João Carlos, emocionado, agradeceu pela acolhida dos frades em nossa província e por todos os momentos de graça possibilitados pela convivência fraterna em outra Província. Destacou ainda o amor que o povo tem pelos frades e pediu que continuássemos cativando este amor no meio de quem tanto necessita da presença simples em seu meio.

Na sequência Fr. Bernardo Brandão leu o seu relatório sobre a caminhada da província neste sexênio e os altos e baixos da sua gestão. Em um discurso enternecido, pediu desculpas por suas limitações como ser humano e agradeceu por todos os que auxiliaram no cumprimento de seu serviço.

Na parte da tarde, foram apresentados os relatórios do Secretariado de Formação e Estudos, o relatório da Formação Permanente e do Serviço de Animação Vocacional e Benfeitores referentes ao triênio 2016-2018.

Ao longo do dia, as equipes de trabalho se reuniram para elaborar as moções que, após aprovadas na assembleia, irão nortear os trabalhos do novo governo no próximo triênio.

Como relata Jacques de Vitry (1180-1240), cardeal da França, sobre o Capítulo dos frades: “com múltiplos proveitos, se reúnem em um lugar determinado para juntos alegrarem-se no Senhor e para comerem juntos”, nós também, nos reunimos como irmãos ao final do dia e celebramos o dom de nossas vocações e da fraternidade.

Que o bom Deus continue guiando os nossos passos. Paz e bem!


Confira as fotos do Segundo Dia

“Se temos algum bem, virtude ou dom
não vem de nós, vem do teu favor” (Pe. Zezinho)

O terceiro dia, iniciamos com a celebração das Laudes, e a simbologia da barca, onde a nossa província é como uma barca que por vezes navega por águas turbulentas e em outras navega por águas tranquilas.

No auditório, a sessão capitular iniciou com a leitura do relatório das atividades das Escolas de Nossa Província (Colégio Nossa Senhora dos Anjos – Bacabal e Escola Paroquial Fr. Alberto – São Luís) neste último triênio. Em seguida, deu-se início a primeira eleição do dia, para Ministro Provincial. Com ânimo e convicção, os confrades elegeram Fr. Antônio Pacheco para exercer essa tarefa de os servir durante os próximos seis anos. Após o aceite, os frades saíram em procissão até a capela, entoando hinos a louvor a Deus pela graça do discernimento. Lá, celebramos a posse do novo Ministro Provincial.

Na parte da tarde foram eleitos o Vigário Provincial, Fr. Miguel Kleihans e dois dos definidores: Fr. João Paulo Andrade Moreira e Fr. Ivaldo Evangelista Mendonça, estes dois últimos servirão durante o próximo triênio.

Ainda tivemos a apresentação do relatório sobre a futura Área Pastoral em Lago dos Rodrigues, a expectativa dos fiéis e a apresentação da planta da casa da futura fraternidade.

Encerramos o dia com missa presidida por Fr. Antônio Pacheco e concelebrada por Fr. Miguel, o diácono Fr. Cláudio Silva e o Visitador Fr. João Carlos. Nesta celebração, simbolicamente, Fr. Bernardo entrega, como sinal de obediência a “canga” para Fr. Pacheco que a acolhe e recorda de como a canga foi fundamental para o trabalho dos animais que tanto ajudaram no sustento de sua família.

Durante um de seus pronunciamentos, Fr. Pacheco citou o trecho da música veni creator na versão brasileira, que fala: “Se temos algum bem, virtude ou dom

não vem de nós, vem do Teu favor”, e lembrou que tudo vem de Deus, e se Deus chama para a missão, devemos acolher de braços abertos. Que o Senhor os dê forças “para cumprir o seu santo e veraz mandamento”. Paz e bem”

Foi eleito nesta manhã às 11h da manhã no terceiro dia do nosso Capítulo Provincial o Novo Ministro Provincial para o próximo sexênio, Fr. Antônio Pachêco Ramos, OFM.

Breve Curriculo de Vida
Frei Antônio Pacheco Ramos nasceu no povoado Copem, Zona Rural de Bacabal – MA, aos 04 de julho de 1960. É Filho de José Santos Ramos e Maria Pacheco Ramos. Recebeu o hábito franciscano dia 1º de fevereiro de 1987; professou os primeiros votos aos 02 de fevereiro de 1988 e fez a Profissão Solene aos 06 de janeiro de 1992. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do PI. Foi ordenado sacerdote na Igreja de São Francisco das Chagas em Bacabal – MA, pela imposição das Mãos de Dom José Alonso Gonzales do dia 14 de agosto de 1996. Como sacerdote trabalhou na Paróquia de São José, Lago da Pedra, na Paróquia São Francisco das Chagas em Bacabal – MA e atualmente é Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Glória e Guardião do Convento anexo. Além de sua missão no seio de nossa Igreja, foi Definidor Provincial de 2007-2012 e de 2016-2018. Deus abençoe e conduza nosso irmão neste importante serviço no seio de nossa Fraternidade.
Bacabal, 09 de janeiro de 2019.

Novo Governo Provincial da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.” (Is 61,1s)

O dia de hoje iniciou com a Santa Missa presidida por Fr. Cláudio Krämmer e concelebrada por Fr. Heleno Moreira e o diácono Fr. Ronaldo César. Na celebração, ao lembrar do Tempo do Natal que ainda estamos vivendo, nos remeteu à simbologia da estrebaria e da manjedoura: nós também somos estrebaria, com nossas limitações e toda a sujeira que carregamos, mas também somos manjedoura que deve estar aberta e aconchegante para acolher o Menino Deus.

A parte da manhã foi dedicada à reflexão sobre as questões econômicas da Província e da EFRAMA – Escolas Franciscanas do Maranhão, onde foi feita a prestação de contas do ano e qualquer dúvida pode ser esclarecida.

Em seguida, Fr. Agostinho Dieckman, coordenador da Fraziskanner Mission, na Alemanha falou da sua missão juntamente com os benfeitores e todo o seu auxílio à Província às escolas e os projetos.

Os dois últimos definidores para o próximo triênio também foram eleitos nessa sessão: Fr. James Carneiro de Sá Alencar, OFM e Fr. Cristóvão Jakson dos Santos Melo, OFM. Os frades seguiram em solene procissão para a capela onde os novos definidores e o Vigário Provincial tomaram posse.

O Visitador pediu, então, que os serviços que todos os que ocupavam serviços, com exceção do antigo governo, possam permanecer em suas atividades até que as mudanças sejam anunciadas pelo futuro governo.

E assim, nos encaminhamos para o último dia de Capítulo onde as propostas de trabalho para o novo triênio serão votadas. Que o Senhor Deus nos inspire com sua imensa sabedoria. Paz e bem!

Confira as fotos do dia!

“Vamos começar a servir a Deus, meus irmãos, porque até agora fizemos pouco ou nada” (1Cel 103)

O quinto dia do Capítulo iniciou com a apresentação dos últimos relatórios: Paróquias, Evangelização e Missão e CEFRAM. Seguiu-se a votação das propostas de trabalho para o novo governo contemplando os seguintes eixos: Missão, Formação, Economia e Vida Fraterna. A votação ocupou a segunda metade da manhã e a primeira parte da tarde.

A última sessão do Capítulo deu-se com as palavras do Ministro Provincial, Fr. Antônio Pacheco dando direcionamentos sobre sua futura atuação à frente da Província e passou a agenda de visitas às Fraternidades durante o período do Congresso Capitular.

Fr. João Carlos Karling, visitador, agradeceu mais uma vez pela acolhida dos frades de nossa Província e de todos os paroquianos das regiões onde atuamos e pediu que sejamos sempre gratos com quem nos admira e estima.

O dia encerrou com a Celebração Eucarística na Igreja São Francisco das Chagas em Bacabal, presidida pelo Bispo da Diocese de Bacabal, D. Armando Gutierrez, onde foi apresentado e acolhido pela comunidade. O visitador trouxe as palavras de gratidão do Ministro Geral para o antigo governo.

O Capítulo deu-se por encerrado com o café da manhã no CEFRAM e a dispersão dos frades para seus serviços, onde permanecerão até as novas diretrizes do novo governo.

Paz e bem!

Confira fotos do último dia!

#compartilhe