A Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção, reuniu-se em Assembleia para revisar seu projeto de vida e missão, refletir a respeito dos aspectos da formação permanente e sobre sua ação evangelizadora em tempos de pandemia. Reunidos nos dias 04 a 08 de janeiro de 2021, no Centro Franciscano de Animação Missionária, CEFRAM.

Por este motivo, fez-se primeiramente reflexão em torno dos documentos que nos inspiram a reviver o fervor apostólico da Ordem: projeto de vida, estatutos particulares e conselho plenário da Ordem; Conselho esse, sediado em Nairobi, no Quênia em 2018.

Dentro desta mesma inspiração, refletiu-se, sobre sua atuação missionaria, e desafios enfrentados com a Pandemia do novo Coronavírus. Todas as assessorias, por este motivo, aconteceram em forma de vídeo conferência. O Antropólogo Dr. Arnaldo, esclareceu a situação social e política em nosso país. Dom Juarez Bispo da Diocese de Parnaíba, mostrou os desafios que a Igreja tem enfrentado para se adaptar em relação a sua ação pastoral, com as novas tecnologias midiáticas e nos novos grupos que surgem para contribuir nos setores eclesiais.

Nas partilhas percebeu-se, com exatidão, o empenho de cada fraternidade em suas determinadas realidades, em enfrentar os desafios da atual situação do covi-19. Fazendo assim, o possível em levar a Boa Nova aos pobres em tempos difíceis como este que estamos vivenciando atualmente.

Além disso, as Escolas administradas pelos frades, também desempenharam o importante trabalho de manter uma educação acessível e de qualidade a todos, dando assim, a oportunidade de terem uma vida digna e de qualidade. As paróquias também se mantiveram firmes na missão realizando campanhas solidárias e não deixando de contribuir com as ações pastorais, em favor do povo de Deus.

Por fim, nos alegramos em contribuir como frades menores, atuando neste mundo como peregrinos e forasteiros. Vivendo sobretudo, uma vida radical em constante harmonia desejando servir nossos irmãos e irmãs, através de nosso testemunho de seguimento, totalmente voltado para o Evangelho, nossa Regra de vida.

Por: Frei Marcos Vinícius, OFM

#compartilhe