Vivenciando o itinerário formativo, os noviços já se encontram mais familiarizados com o ritmo da casa de formação, dos trabalhos, dos estudos  e orações, e sobretudo com os momentos de recolhimento e silêncio que são próprios desta etapa.

Durante os meses de março e abril houve acontecimentos que marcaram a vida dessa etapa de formação: encontros, retiros, Semana Santa, etc. Conforme é possível ler a seguir.

De 07 a 09 de março, aconteceu o primeiro Novinter (Encontro que reúne os noviços de diferentes congregações) de forma online. O encontro foi assessorado pela Irmã Paula (Pia Discípula) que refletiu sobre os Conselhos Evangélicos de Obediência, Pobreza e Castidade, a partir da liberdade interior.

No dia 18 de março tivemos o primeiro Retiro da Fraternidade local (Santo Antônio), que contou com a reflexão do Frei Hermano José da Fraternidade São Francisco de Campina Grande.

Com alegria, no dia 26 de março comemoramos o aniversário do Frei Ronaldo César Vigário da Fraternidade Santo Antônio. Esse momento contou com a presença dos frades da Fraternidade de Campina Grande bem como duas amigas do aniversariante.

Seguindo o ritmo dos festejos, no dia 30 de março foi a vez de celebrarmos o dom da vida do Frei Jorge (Noviço) a quem recomendamos ao bom Deus, rendendo graças pela vida desse irmão.

No período de 03 a 09 de abril, ocorreu a primeira Ermitagem e teve como pregador Frei Wellington Buarque, Guardião da Fraternidade, que trabalhou o tema:   “no chamado-vocação de Francisco, a experiência da descoberta da vida de oração e contemplação”. Frei Wellington fez a motivação a partir dos momentos que marcaram profundamente a vida de Francisco de Assis e convidou os noviços a fazerem memória do chamado e história de vida deles.

Entre os dias 26 e 28 de abril, o Convento Santo Antônio acolheu o Conselho Plenário da Província (CPP) e o Noviciado participou ajudando na preparação do ambiente, acolhida, nos momentos de oração, com os cânticos e a liturgia das Missas. Dentro das celebrações fraternas, foi lembrado os três anos de Ordenação Presbiteral do Frei José Edilson Maurício, Guardião do Convento Santo Antônio do Recife, e os 59 anos de Vida Religiosa do Frei Hermano Schwartbeck da fraternidade local.

E assim louvamos a Deus por nossa caminhada até aqui, e que Cristo Ressuscitado nos ilumine hoje e sempre.

Frei Fábio, OFM (Noviço).

Fonte: ofmsantoantonio.org

#compartilhe