Fonte: www.ofmscj.com.br

Ao expressar seu apoio à revitalização da vida franciscana nos EUA, seis províncias da Ordem dos Frades Menores votaram para formar uma nova organização.

No dia 30 de maio, os frades de cada uma das seis províncias votaram em capítulo, realizado nas suas comunidades, para apoiar a formação de uma nova entidade que, será composto pelos quase 1.000 frades franciscanos católicos pertencentes às seis províncias existentes – entre irmãos e sacerdotes – e terá sua sede em um local ainda a ser determinado.

“Os outros ministros provinciais e eu estamos muito satisfeitos com o resultado da votação”, disse Frei David Gaa, OFM, ministro provincial da Província de Santa Bárbara. “Este é um passo importante no processo de revitalização da vida franciscana nos Estados Unidos”.

Os Frades Franciscanos da Província de Nossa Senhora da Assunção (sediada em Franklin, Wisc.), Província do Santíssimo Nome de Jesus (sediada em Nova York), Província Nossa Senhora de Guadalupe (Albuquerque, NM), Província do Sagrado Coração de Jesus (Louis, Missouri), Província de Santa Bárbara (Oakland, Califórnia) e Província de São João Batista (Cincinnati, Ohio) têm estado em diálogo permanente, sobre a unificação de suas comunidades, desde 2012.

“A nova entidade servirá melhor a vida e a missão fraterna dos frades nos Estados Unidos, fazendo ajustes na atual estrutura administrativa”, disse o ministro provincial de Nossa Senhora de Guadalupe, Frei Jack Clark Robinson, OFM.

Como muitas outras comunidades religiosas nos Estados Unidos, os franciscanos estão enfrentando uma redução em seus membros. Durante as décadas de 1960 e 1970, o número de Frades Menores nos Estados Unidos chegou a 3.252, mas hoje os números estão abaixo de 1.000 frades.

A reconfiguração não acontecerá imediatamente. O próximo passo no processo para obter a aprovação da unificação deve-se ao ministro geral da Ordem, Frei Michael Perry, OFM, que reside em Roma. Se ele decidir que tal reconfiguração seria útil para a vida e a missão dos Frades Franciscanos, ele nomeará um delegado para visitar os frades nos Estados Unidos. Se o relatório de seu delegado for favorável, espera-se que o processo de reconfiguração avance.

Enquanto isso, o processo continua; as questões de direito civil e canônico serão resolvidas; Os líderes franciscanos esperam que a nova província seja oficialmente formada no final de 2022 ou início de 2023.

A Ordem dos Frades Menores, fundada em 1209 por São Francisco de Assis, compreende entre irmãos e sacerdotes que, juntos, trabalham numa variedade de ambientes, incluindo paróquias, escolas, centros de retiro e ministérios de justiça social… Hoje, São Francisco, cuja festa é 4 de outubro, continua sendo um dos santos mais conhecidos, reverenciado por sua afeição pela natureza e pelo cuidado com a criação.

#compartilhe